Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Preço do setor energético e inflação devem aumentar”, diz presidente do BCE

    Christine Lagarde destacou, no entanto, que qualquer previsão conclusiva da inflação neste momento é precipitada, pois é uma situação em evolução

    Luana Franzãoda CNN* Em São Paulo

    A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (25), que o conselho da instituição vem discutindo a possibilidade de aumento da inflação devido à invasão e à guerra entre Rússia e Ucrânia.

    “Em relação à inflação, nós avaliamos que o preço do setor energético deve aumentar nas próximas semanas e meses, o que vai levar ao aumento da inflação. Nós provavelmente teremos algumas mudanças no consumo que acabarão atrapalhando o crescimento”, afirmou.

    Ela destacou, no entanto, que qualquer previsão conclusiva da inflação neste momento é precipitada.

    “Estamos atualizando a nossa progressão para o crescimento da inflação na reunião do conselho. Qualquer número que apareça agora ainda é prematuro, porque é uma situação que está em evolução, os números ainda serão definidos e apresentados corretamente”.

    Lagarde definiu que o BCE seguirá alguns princípios que seguiu durante a crise da Covid-19: busca pela estabilidade financeira e de preços, a não dependência em dívidas e agir com velocidade em casos de emergência.

    Ela reforçou que a opcionalidade, que definiu como “mudar de acordo com as circunstâncias voláteis”, e a flexibilidade, serão capacidades essenciais para enfrentar momentos voláteis de crise.

    *Sob supervisão

    Tópicos