“Putin ordenou invasão em larga escala da Ucrânia”, diz ministro ucraniano
Segundo Dmytro Kuleba, "cidades pacíficas da Ucrânia estão sob ataque"
O ministro ucraninano de Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou uma invasão em larga escala da Ucrânia.
“Cidades pacíficas da Ucrânia estão sob ataque. Esta é uma guerra de agressão. A Ucrânia vai se defender e vencer”, escreveu nas redes sociais.
Para Kuleba, o “mundo pode e deve parar Putin” e “o momento de agir é agora”. O ministro afirmou que novas duras sanções devem ser anunciadas contra a Rússia, com objetivo de isolar o país “de todas as formas”.
Por fim, Kuleba solicitou armas e equipamentos para a Ucrânia, além de assistência financeira e humanitária.
Pouco depois de Vladimir Putin anunciar uma “operação militar especial” na região de Donbas, no leste da Ucrânia, o presidente americano Joe Biden afirmou que “os Estados Unidos, seus aliados e parceiros vão responder de forma unida e decisiva”.
Em declaração divulgada pela Casa Branca na madrugada desta quinta-feira (24), Biden disse que a “Rússia sozinha é responsável pela morte e destruiçao que esse ataque trará”.
“As orações do mundo inteiro estão com a Ucrânia nesta noite, que sofre um injustificável ataque por forças militares russas. O presidente Putin escolheu uma guerra premeditada que trará uma perda catastrófica de vidas e sofrimento humano”, declarou o democrata.
Tiros e explosões foram ouvidos na madrugada desta quinta-feira (24) em diversas partes da Ucrânia logo após a Rússia anunciar uma operação militar no país vizinho.
O repórter Mathias Brotero, da CNN Brasil, está em Kiev, capital da Ucrânia, e relatou ter ouvido barulhos que podem ser de explosões.