Erika Bechara: Garimpo no formato atual não deve ser estimulado
De acordo com a Especialista CNN em meio ambiente, decreto assinado neste mês garante "vida longa" ao garimpo
Na última semana, a Polícia Federal deflagrou a Operação Caribe Amazônico, que investiga o garimpo ilegal em Alter do Chão (PA), depois que sedimentos causados pela ação do garimpo poluiu as águas da região.
De acordo com a Especialista CNN em meio ambiente Erika Bechara, em meio a ações contra o garimpo ilegal, um decreto presidencial assinado neste mês de fevereiro acabou sendo um ato de “camaradagem ao garimpo”.
“Diante desse cenário alarmante, o que faz o governo? Num ato de camaradagem, aprova o decreto que garante vida longa ao garimpo”, afirmou Bechara.
Se o garimpo, no formato atual, traz sérios impactos ambientais/sociais é claro que ele não deve ser estimulado. Deve ser controlado e repensado
Erika Bechara, Especialista CNN em meio ambiente
Alerta
Além da crítica ao decreto assinado neste mês, Bechara fez um alerta sobre um projeto de lei que autoriza mineração e garimpo em terra indígena que voltará à pauta do Congresso.
“Talvez o decreto presidencial não dure muito, porque os deputados já iniciaram os trâmites para revogá-lo. Mas, daqui a pouco, volta à pauta do Congresso um Projeto de Lei que que é prioritário para o governo federal, que autoriza mineração e garimpo em terra indígena. Ou seja, o estado de alerta é permanente”, afirmou a Especialista CNN.
Veja mais no vídeo acima.