Filiação de Nise Yamaguchi em SP divide PTB sobre candidatura ao Congresso
Expectativa é de que o partido atraia votos do eleitorado bolsonarista
A médica imunologista Nise Yamaguchi irá se filiar ao PTB para concorrer a uma vaga no Congresso Nacional por São Paulo nas eleições deste ano. De acordo com o analista de política da CNN Leandro Resende, a candidatura de Nise deve focar no eleitorado bolsonarista.
A ideia do partido é que a médica seja candidata ao Senado na esteira da candidatura do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ao governo do estado de São Paulo.
No entanto, uma ala de dentro do próprio PTB defende que Nise dispute uma vaga na Câmara dos Deputados. Integrantes da legenda defendem que por ser a primeira vez em que a médica concorrerá em uma eleição, ela correrá menos riscos ao se candidatar para deputada federal.
Além disso, há a expectativa de que Nise atue como uma possível puxadora de votos para outros candidatos do partido que tem como presidente de honra Roberto Jefferson, fiel defensor do governo de Jair Bolsonaro (PL).
Dirigentes do PTB em São Paulo e no Rio de Janeiro avaliam que o momento é de trabalhar na construção da legenda como um abrigo do “bolsonarismo puro”. Embora o PL seja a sigla oficial de Bolsonaro, integrantes do PTB consideram que o Partido Liberal tenha muitos personagens com outras trajetórias políticas.
Dessa forma, o PTB age para montar uma chapa de deputados para ser considerado o partido do eleitorado mais fiel ao presidente Jair Bolsonaro (PL).