Inmet emite alerta de fortes chuvas em pelo menos 10 estados
Inmet emitiu alerta de tempestade para boa parte do país
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para chuvas intensas no litoral norte da Bahia, sul de Sergipe e grande parte da região norte do país durante o final de semana. Na sexta, o Instituto também emitiu alerta para o sul do país, para o litoral de Santa Catarina e do Paraná.
Segundo a Climatempo, a frente fria avança sobre o Sul do país, trazendo mais umidade e deixando Santa Catarina e o Rio Grande do Sul sob risco de temporal.
Já as chuvas no norte e nordeste são consequências da atuação da Zona de Convergência Intertropical, em que a umidade reforça muitas nuvens de chuva.
Região Sul:
O alerta do Inmet no litoral de Santa Catarina e do Paraná é válido apenas para essa sexta-feira (5). Segundo a Climatempo, no sábado (6), o sol predomina por todo o Rio Grande do Sul, sem previsão de chuva. Em Santa Catarina e no Paraná, há possibilidade de chuvas fracas e isoladas.
Já no domingo (7), um sistema de baixa pressão no Paraguai pode intensificar a chuva no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, a chuva também acontece a qualquer momento, assim como no leste do Paraná. Mas os maiores acumulados são previstos para o sudeste catarinense.
Região Nordeste:
O alerta de perigo do Inmet para o litoral norte da Bahia e para o sul de Sergipe começa nesta sexta (5) e vai até domingo (7). Segundo a Climatempo, uma Zona de convergência intertropical segue influenciando a costa norte do Nordeste, com previsão de fortes pancadas de chuvas em boa parte dos estados da região.
Região Norte:
O alerta de perigo para chuvas intensas começa nesta sexta (5) e vai até sábado (6), abrangendo os estados do Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins. Já o alerta de perigo potencial engloba todos os estados da região.
Segundo a Climatempo, a previsão é de chuva a qualquer hora do dia, com chance de temporais localizados especialmente no estado do Amazonas. Já no domingo, deve ter chuva forte e em forma de temporais por todo o leste do Pará e no estado do Tocantins.