América tropeça, é ultrapassado pelo Athletic e cai para 4º no Campeonato Mineiro
Com time misto, equipe empatou com a URT e pode terminar a 8ª rodada fora do G4
Cheio de reservas, o América tropeçou neste sábado (19), pela oitava rodada do Campeonato Mineiro. No Zama Maciel, em Patos de Minas, o time não saiu do 0 a 0 com a URT. E ainda caiu para o quarto lugar, ultrapassado pelo Athletic, que venceu o Democrata de Governador Valadares por 1 a 0.
Agora, então, o América está com 14 pontos, contra os 16 do Atlhetic e do Atlético, que ainda vai jogar nesta rodada, assim como o líder Cruzeiro, com 18. E o time ainda pode deixar o G4, a zona de classificação às semifinais, pois a Caldense, quinta colocada, com 12, visitará o Uberlândia na terça-feira. Já a URT, na briga contra o rebaixamento, chegou aos 7 pontos, em nono lugar, mas sob risco de terminar a rodada na zona da degola.
A situação do América preocupa por se dar às vésperas de o time iniciar a sua participação na Copa Libertadores, ficando com as atenções divididas entre duas competições. Esse jogo foi, inclusive, o último do time antes da estreia. Na quarta-feira, pela segunda fase preliminar, a equipe receberá o paraguaio Guaraní, no Independência, na sua primeira partida na história por uma competição internacional. E antes de um confronto tão importante, foi a campo com apenas três jogadores que haviam sido titulares no compromisso anterior, quarta-feira, diante do Patrocinense: Jailson, Juninho e Matheusinho.
Com uma formação alternativa, o América fez um primeiro tempo fraco no Zama Maciel. Em um gramado ruim, o time teve pouca criatividade e pouco ameaçou a URT, a ponto de o seu lance mais perigoso ter sido um cruzamento de Cáceres. De resto, os times só arriscaram chutes de fora da área.
O América não melhorou no segundo tempo, a ponto de ser pressionado pela URT. Jailson evitou gol de Diogo Peixoto aos 18 minutos, em cobrança de falta, numa jogada em que se chocou com Gustavo Marques. O outro zagueiro escalado pelo técnico Marquinhos Santos, Conti, seria decisivo para impedir o gol da equipe de Patos de Minas pouco depois, aos 28, em tentativa de finalização de Yan.
Preocupado, o técnico Marquinhos Santos fez alterações no América. Ajudou a dar mais fôlego ao time, que assumiu o controle do duelo e quase conseguiu a vitória no fim. Aos 40 minutos, Léo Passos fez linda jogada e acionou Rodolfo na grande área. Mas o centroavante chutou fraco, facilitando a defesa de Gustavo Silva. Ele voltaria a falhar aos 42, dessa vez finalizando por cima do gol, após cruzamento de João Paulo. Já nos acréscimos, o americano Rodriguinho acertou a trave em cobrança de falta.
Athletic salta para terceiro
Em casa, o Athletic se consolidou no G4 ao vencer o Democrata de Governador Valadares por 1 a 0. E o triunfo foi ainda mais importante por ter sido em um confronto entre dois times que estavam próximos na tabela, na briga pelas vagas nas semifinais. Agora, porém, o Athletic saltou para o terceiro lugar, com 16 pontos, enquanto o Democrata parou nos 11, em sexto.
Derrotado pelo Atlético na última terça-feira com um gol de pênalti nos acréscimos do segundo tempo, uma marcação que motivou o afastamento do árbitro Paulo César Zanovelli pela Federação Mineira de Futebol, o Athletic conseguiu, assim, se recuperar rapidamente.
Para isso, buscou pressionar o Democrata, que atuou retrancado em quase toda a etapa inicial em São João Del Rei. Deu certo aos 24 minutos, quando Wallison Silva cruzou e Douglas Santos invadiu a área, batendo de primeira, para abrir o placar. Só aí o time visitante foi ao ataque, quase empatando aos 43, em disparo de Vinicius Locatelli que acertou o travessão.
Na etapa final, o Democrata foi mais ofensivo, especialmente após a entrada de Matheus Biddick, mas o goleiro Pedrão foi decisivo para evitar o empate. Principal reforço do Athletic para o Estadual, Ricardo Oliveira, de 41 anos, iniciou o duelo no banco de reservas. Foi acionado aos 20 minutos do segundo tempo e teve uma boa chance de marcar no fim, mas parou no goleiro Lucão. Agora, são três jogos pelo clube de São João Del Rei, sendo apenas um como titular, e nenhum gol marcado. Mas mais próximo de uma vaga nas semifinais.
Agenda
A 8ª das 11 rodadas do Campeonato Mineiro prossegue neste domingo com dois jogos, ambos às 11 horas: Patrocinense x Tombense e Cruzeiro x Villa Nova. Na terça-feira, o Uberlândia vai receber a Caldense. E, finalmente, no sábado de carnaval, o Atlético visitará o Pouso Alegre.