“Enem dos concursos”: governo amplia para 228 o número de municípios de onde provas serão aplicadas
Ao todo, oito novas cidades vão receber o exame; prova será realizada em 5 de maio
O governo federal informou que ampliou para 228 o número de municípios que vão aplicar as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o “Enem dos Concursos”, que será realizado no dia 5 de maio.
Ao todo, oito novas cidades vão receber o certame, todas no entorno do Distrito Federal. São elas: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina e Valparaíso de Goiás, levando sempre em consideração o CEP que o candidato indicou na hora da inscrição.
Com 2,1 milhões de inscritos, o CPNU é o concurso com o maior número de candidatos já realizado no Brasil. O Distrito Federal é a unidade da Federação com maior número de inscritos, com 220 mil registros.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) enviou ofícios aos governadores e prefeitos dos municípios onde serão aplicadas as provas. O documento solicita cooperação para garantir a segurança e a logística necessárias à realização do exame.
Os documentos, assinados pela ministra da Gestão, Esther Dweck, pedem para que as cidades evitem realizar grandes eventos onde o CPNU será realizado, no dia 5 de maio, para facilitar o deslocamento dos candidatos e garantir a segurança nos locais de prova.
Segundo o MGI, uma rede de aplicação foi estabelecida para conectar órgãos das administrações públicas federais e estaduais para a realização do concurso.
Houve, inclusive, a integração com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional (FN) e Secretarias de Segurança Pública Estaduais.