Urso de 200 kg invade cerca de 30 casas na Califórnia; animal está à solta
Já foram relatados mais de 100 avistamentos do urso em South Lake Tahoe
Um novo vizinho se mudou para uma cidade da Califórnia e está causando preocupação. Há meses, um urso-negro de 226 kg está vagando pelas ruas na área de Tahoe Keys, em South Lake Tahoe, cerca de 160 km a Leste de Sacramento.
Durante sete meses, o animal causou grandes danos a 33 propriedades e entrou à força em 28 casas, de acordo com uma postagem no site do Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia (CDFW, na sigla em inglês) de 17 de fevereiro.
Felizmente, disse o CDFW, não houve ataques diretos a humanos ou animais de estimação na área.
Os moradores “inundaram” as linhas policiais com ligações preocupadas, e o CDFW disse que mais de 100 relatos individuais do urso foram relatados à polícia de South Lake Tahoe.
O porta-voz do Departamento de Vida Selvagem, Peter Tira, disse à CNN que o departamento acompanha incidentes com este urso-negro desde a primavera de 2021.
“Os incidentes ocorreram principalmente durante o verão e o outono de 2021, quando o urso estava em hiperfagia, adicionando calorias para sobreviver ao inverno”, disse Tira. A hiperfagia, de acordo com o Serviço Nacional de Parques dos EUA, faz com que os ursos comam e bebam quase sem parar durante o outono, em preparação para a hibernação.
Este urso, de acordo com o CDFW, perdeu o medo das pessoas e está associando os humanos ao acesso à comida. Seu tamanho grande o ajuda a invadir casas, pois ele pode empurrar as portas da frente e as portas da garagem.
Em outubro, uma mulher da Califórnia foi atacada por um urso-negro diferente, que invadiu sua cabana no norte de Lake Tahoe e vasculhou sua cozinha. A mulher sofreu arranhões e outras feridas por todo o corpo.
Existem algumas opções para manter a comunidade e o urso seguros: realocação, colocação do urso em uma instalação ou eutanásia. Esta última opção fez com que grupos locais de defesa do urso, como a Liga BEAR (urso, em inglês), fiquem preocupados.
Ann Bryant, diretora executiva do grupo, disse à afiliada da CNN KCRA que outras opções estão disponíveis além da eutanásia.
“A Liga BEAR entrou em contato com o diretor de um excelente santuário de vida selvagem fora do estado, que disse ter espaço e estar muito disposto a dar a esse urso um lar permanente”, disse Bryant à KCRA.
No entanto, o CDFW disse que a realocação vem com muitos requisitos e pode afetar a saúde mental do animal.
De acordo com a afiliada da CNN, a Liga BEAR se ofereceu para pagar todas as despesas de realocação.
“Embora a área de Lake Tahoe tenha uma população de ursos saudável e densa, a eutanásia de um animal é sempre nossa última opção”, disse Tira.
Se o CDFW capturar o urso, disse que avaliará a possibilidade de transferi-lo para a instalação fora do estado. Sua localização na sexta-feira (18) era desconhecida, mas seu último avistamento relatado foi há alguns dias, quando foi visto andando por uma rua em Tahoe Keys, disse o CDFW.
O Departamento de Vida Selvagem está aconselhando os moradores da área a ficarem vigilantes e armazenar e descartar alimentos com responsabilidade, pois os ursos são guiados pelo cheiro.