Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula diz que transplantes de pessoas ricas são feitos pelo SUS sem divulgação

    Fala aconteceu em inauguração de fábrica de remédios em PE; presidente defendeu ainda avanço da indústria da saúde no Brasil com o Sistema Único de Saúde como consumidor

    Douglas Portoda CNN , São Paulo

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quinta-feira (4), que não existe nenhum país no mundo que tenha um órgão como o Sistema Único de Saúde (SUS), que realiza 99% dos transplantes de órgãos do país, inclusive de pessoas ricas. Em sua avaliação, não existe a divulgação dessa informação.

    “Não existe no planeta Terra nenhum país com mais de 100 milhões de habitantes que tenha um sistema único de saúde, universal, como é o SUS. Que 99% dos transplantes nesse país, inclusive por gente rica, são feitos pelo SUS. Isso nunca é divulgado”, afirmou Lula.

    A fala aconteceu durante a inauguração da fábrica de medicamentos Hemo-8r, da Hemobrás, em Goiana, no estado de Pernambuco. O fármaco é utilizado para o tratamento da hemofilia.

    A abertura do parque industrial da estatual tem a previsão de gerar 2.000 novos postos de trabalho na localidade. O processo de nacionalização do Hemo-8r acontece em parceria com a empresa japonesa Taketa, que realizou a transferência de tecnologia para o Brasil.

    Segundo Lula, é possível o país ter uma indústria da saúde com o SUS como principal consumidor. “A gente não tem porque não acreditar que podemos ter um polo industrial na área da saúde para competir com qualquer outro país do mundo, por mais rico que seja”, disse.

    Agenda de Lula

    A agenda de Lula pelo Nordeste continua nesta quinta-feira, com a cerimônia que institui o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura no Recife.

    Nesta sexta-feira (5), ele participa de um evento para a assinatura da ordem de serviço do ramal do Salgado, em Iguatu, no Ceará. A obra será responsável pelo transporte de água do rio São Francisco desde o Ramal do Apodi, na Paraíba, até o leito do Rio Salgado.

    Tópicos