Polo supera Strada e é o carro mais vendido do Brasil no 1º trimestre
No ranking de março, Chevrolet Onix se recupera e assume 3ª posição; Toro passa Hilux entre as picapes, e Dolphin Mini é elétrico mais vendido
Novos dados apontam que finalmente apareceu um concorrente para ameaçar a dominância da Fiat Strada no mercado nacional. Desde 2021, a picape tem conquistado o título de carro mais vendido do Brasil, mas, em 2024, a situação dá sinais de que pode mudar.
Em janeiro e fevereiro, o cenário dos anos anteriores se repetiu, e a Strada liderou o ranking de emplacamentos, mas, em março, o panorama mudou. O Volkswagen Polo registrou no último mês 11.943 unidades emplacadas, quase 2 mil a mais que a picape da Fiat, com 9.990 emplacamentos, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Com isso, o Polo assumiu o posto de carro mais vendido do Brasil no primeiro trimestre deste ano, com um total de 27.263 emplacamentos. Já a Strada caiu para a segunda colocação geral, com 26.580 emplacamentos.
Ainda falando do ranking de março, a terceira colocação foi uma surpresa. O Chevrolet Onix, que havia sido o sétimo colocado em fevereiro, mostrou uma boa reação e fechou o mês dentro do top 3 com um total de 7.753 unidades vendidas. Na sequência, apareceu o Fiat Argo com 6.850 emplacamentos.
O primeiro SUV do top 10 é o Volkswagen T-Cross (5.5462), seguido de perto pelo Hyundai HB20 (5.528) e pelo Nissan Kicks (5.034). Em seguida, temos mais um SUV, o Chevrolet Tracker (4.711). E, em nono lugar, o único compacto do top 10: o Fiat Mobi (4.658).
Se a Strada não é mais líder no ranking geral, pelo menos entre as picapes ela segue soberana. A segunda caminhonete mais vendida, e o décimo carro no geral, foi a Volkswagen Saveiro com 4.607 emplacamentos.
Diferentemente dos outros meses de 2024, a Fiat Toro superou a Toyota Hilux e fechou o mês como a terceira picape mais vendida, com um total de 3.957 unidades. A caminhonete médica japonesa veio logo na sequência, com 3.498 emplacamentos, seguida pela Chevrolet Montana, com 2.165.
Entre os eletrificados, o BYD Dolphin Mini provou seu valor já no seu primeiro mês de vendas. O modelo liderou o segmento, emplacando 2.469 unidades, logo à frente da sua versão maior, que teve 1.707 emplacamentos em março.
Em seguida, apareceram os SUVs híbridos BYD Song Plus e Haval H6, com 1.450 e 1.097 unidades vendidas, respectivamente.
Os 30 carros mais vendidos do Brasil em março de 2024:
Posição | Modelo | Emplacamentos |
---|---|---|
1º | Volkswagen Polo | 11.943 |
2º | Fiat Strada | 9.990 |
3º | Chevrolet Onix | 7.753 |
4º | Fiat Argo | 6.850 |
5º | Volkswagen T Cross | 5.462 |
6º | Hyundai HB20 | 5.288 |
7º | Nissan Kicks | 5.034 |
8º | Chevrolet Tracker | 4.711 |
9º | Fiat Mobi | 4.658 |
10º | Volkswagen Saveiro | 4.607 |
11º | Hyundai Creta | 4.317 |
12º | Renault Kwid | 3.992 |
13º | Chevrolet Onix Plus | 3.986 |
14º | Jeep Compass | 3.971 |
15º | Fiat Toro | 3.957 |
16º | Volkswagen Nivus | 3.915 |
17º | Jeep Renegade | 3.881 |
18º | Fiat Fastback | 3.819 |
19º | Honda HR-V | 3.656 |
20º | Toyota Hilux | 3.498 |
21º | Toyota Corolla Cross | 3.326 |
22º | Toyota Corolla | 3.166 |
23º | Fiat Pulse | 3.038 |
24º | Volkswagen Virtus | 3.017 |
25º | BYD Dolphin Mini | 2.469 |
26º | Caoa Chery Tiggo 5X | 2.464 |
27º | Renault Duster | 2.208 |
28º | Chevrolet Montana | 2.165 |
29º | Toyota Yaris Hb | 19.874 |
30º | Ram Rampage | 16.006 |