Cruzeiro vence Uberlândia e retoma liderança do Campeonato Mineiro
Bidu e Edu marcaram os gols da Raposa, que volta a ficar à frente do Atlético-MG
O Cruzeiro está de volta à liderança do Campeonato Mineiro. No jogo que encerrou a sétima rodada, o time derrotou o Uberlândia por 2 a 1, no Independência, nesta quinta-feira (17), ultrapassando o Atlético. Bidu e Edu marcaram para a equipe celeste, que foi vazada por Nailson.
Assim, o Cruzeiro foi aos 18 pontos, com 2 a mais do que o Atlético. América e Athletic: ambos têm 13 pontos e completam o G4, a zona de classificação às semifinais. O Uberlândia, que completou a quinta partida consecutiva sem vitória na estreia do técnico Paulo Foiani, está em décimo lugar, com 5 pontos. Assim, só está à frente de Patrocinense e Pouso Alegre, que compõem a zona de rebaixamento.
Dominante no primeiro tempo, quando abriu o placar com Bidu, em cobrança de falta, o Cruzeiro oscilou na etapa final, sendo vazado por Nailson. Mas Edu recolocou o time em vantagem, marcando pela quarta vez no Estadual. Ele é o vice-artilheiro do Mineiro, ao lado do atleticano Hulk e só atrás de João Diogo, da Caldense, com cinco gols.
O jogo
De volta ao banco de reservas após se recuperar da Covid-19, o técnico Paulo Pezzolano fez novamente testes na formação do Cruzeiro, com a dupla de zaga sendo composta por Eduardo Brock e Lucas Oliveira. Mas eles tiveram pouquíssimo trabalho no primeiro tempo no Independência.
O Cruzeiro, afinal, ocupou o campo de ataque desde o começo, buscando avançar pelas laterais. Os lances de perigo demoraram 20 minutos para surgir, mas, a partir daí, vieram quase como uma blitz, em sua maioria pela direita, muitos deles com a participação de João Paulo, até o time abrir o placar.
João Paulo perdeu chance clara aos 20. Waguininho chegou atrasado em “peixinho” aos 22 e parou na marcação aos 31. Já Edu quase marcou um golaço de cobertura aos 26. E o gol também saiu encobrindo Rafael Roballo. Aos 37 minutos, Bidu cobrou falta da direita e enganou o goleiro do Uberlândia ao bater direto para o gol: 1 a 0 para o Cruzeiro.
Só aí o Uberlândia decidiu atacar no Independência. E quase marcou um golaço em chute de longe de Lucas Coelho aos 42. Mas acabou sendo muito pouco para quem foi dominado em quase todo o primeiro tempo.
Essa vantagem do Cruzeiro deixou o jogo mais aberto na segunda etapa. Encontrando espaços, o time da casa perdeu uma chance clara com Rômulo aos 8 minutos. Pareceu custar caro, pois o Uberlândia empatou aos 10, com Nailson, que aproveitou rebote de finalização espalmada por Rafael Cabral. Mas a recuperação do Cruzeiro foi imediata. Aos 11, mesmo desajeitado, Edu bateu para o gol após desvio de João Paulo de cabeça, recolocando o time em vantagem.
A partir daí, o nível técnico do jogo caiu. O Uberlândia foi se lançando ao ataque e esteve perto de empatar aos 35, em chute da entrada de Luanderson, com Rafael Cabral espalmando a bola de modo estranho. Nos acréscimos, Daniel Junior quase marcou para o Cruzeiro, não fosse a defesa de Rafael Roballo. E o time respirou aliviado ao apito final, pois ganhou a quarta seguida, reassumindo a liderança do Mineiro.
A rodada
A vitória do Cruzeiro confirmou o domínio dos mandantes na sétima rodada do Estadual. Antes, foram quatro triunfos dos times da casa –Atlético 1 x 0 Athletic, América 2 x 0 Patrocinense, Democrata de Governador Valadares 1 x 0 Tombense e Villa Nova 2 x 0 Caldense–, além de um empate: Pouso Alegre 1 x 1 URT.
Próximos jogos
A 8ª das 11 rodadas da primeira fase do Campeonato Mineiro começará no sábado (19) com dois jogos: Athletic x Democrata (15h) e URT x América (16h30). Os dois jogos do domingo (20) serão às 11h: Patrocinense x Tombense e Cruzeiro x Villa Nova. Na terça-feira (22), o Uberlândia receberá a Caldense, às 19h. E, finalmente, no sábado de Carnaval (26), o Atlético vai visitar o Pouso Alegre, a partir das 16h30.