Usuários relatam problemas nos aplicativos do WhatsApp e Instagram
Aumento de notificações de falhas nas redes sociais chegou a 254% e ainda não foi completamente solucionada
A ferramenta Downdetector identificou que entre 14h51 a 15h06 desta quarta-feira (03) foram enviadas mais de 28 mil notificações de falha no aplicativo do WhatsApp. No X, antigo Twitter, os usuários relatam que o aplicativo do Instagram também está enfrentando problemas.
Nos minutos seguintes, de 15h10 a 15h25, o envio de relatório de problemas no WhatsApp Business cresceu em 146%; no aplicativo do WhatsApp, em 177%; e no Instagram, em 254%.
Mensagem exibida para usuários que tentavam acessar o WhatsApp Web às 15h18:
No X, antigo Twitter, o WhatsApp se pronunciou dizendo que está trabalhando para que o aplicativo volte a funcionar o mais rápido possível.
https://twitter.com/WhatsApp/status/1775598113769623703
Após três horas depois do ocorrido, o número de alertas de falhas no Downdetector diminuiu, porém alguns usuários ainda relatam dificuldade de acesso na plataforma. As demais redes sociais não emitiram comunicados sobre as instabilidades.
Repercussão
Os assuntos mais comentados no X no momento da falha dos aplicativos foram “Whatsapp e Instagram” e “Instagram e Facebook”. As postagens reúnem usuários das redes da Meta comentando o problema através de memes.
https://twitter.com/uaicarloshenry/status/1775591429198225566
https://twitter.com/morimura/status/1775591815392964804
Em 5 de março, o Instagram e o Facebook também tinham ficado fora do ar. Usuários dos aplicativos de Mark Zuckerberg relataram instabilidade para acessar as redes sociais.
A Meta, empresa responsável pelo Instagram e pelo WhatsApp, foi procurada pela CNN e até o momento da publicação da matéria não havia respondido.