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    Segundo carro da Xiaomi será SUV e deve ser lançado ainda em 2024

    Depois do sucesso do sedã SU7, empresa pretende explorar segmento com veículo elétrico com extensor de alcance mirando o Tesla Model Y

    João Vitor Ferreiracolaboração para a CNN

    A Xiaomi estreou recentemente no setor automotivo. O lançamento do primeiro carro da empresa, o sedã SU7, foi considerado um sucesso, registrando 50 mil pedidos em apenas 27 minutos. Mas a empresa quer ainda mais e já prepara seu próximo lançamento ainda para 2024.

    De acordo com fontes ouvidas pelo site Car News China, a Xiaomi planeja lançar um SUV no último semestre deste ano. A novidade é que ele não será 100% elétrico, mas, sim, um ERV, um elétrico com motor a combustão que funciona como extensor de alcance.

    Esse novo modelo também deve estrear uma nova plataforma compatível com a tecnologia ERV e que é diferente da arquitetura Modena apresentada no SU7.

    SUVs ERV são comuns na China. A Li Auto, por exemplo, vende apenas SUVs com extensor de alcance e é a líder do segmento no país asiático, registrando cerca de 400 mil unidades vendidas em 2023.

    Outro modelo que segue esse padrão é o Yangwang U8, o jipão da subsidiária de luxo da BYD e que está confirmado para vir ao Brasil.

    Mas a Li Auto não é a única marca que a Xiaomi terá que superar no segmento dos SUVs. A Tesla será novamente um dos alvos, mais precisamente o Model Y, que é o atual líder de vendas da montadora americana na China. Há também o tradicional Porsche Cayenne, que tem uma versão elétrica prevista para ser lançada em 2025.

    Tesla Model Y
    Tesla Model Y será um dos principais rivais do SUV da Xiaomi / Divulgação

    Os SUVs estão se tornando cada vez mais populares entre os chineses e, por isso, não seria estranho ver a Xiaomi repetindo a estratégia de preço baixo e um conjunto mecânico mais robusto para superar os rivais.

    O SU7 é equipado com as baterias Blade LFPde 73,6 kWh da BYD com até 700 km (CLTC) de autonomia e custa 30 mil iuanes a menos que o rival Model 3 com bateria de 60 kWh da CATL e 606 km (CLTC).

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