Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Botafogo recupera confiança e elenco antes de estreia na Libertadores

    Glorioso chega para a fase de grupos da Libertadores com novo ambiente e principais atletas recuperados após início ruim de 2024

    Matheus Dantasda Itatiaia

    O início ruim do Campeonato Carioca, aliado ao trauma da reta final de 2023, deixaram o Botafogo fora das semifinais do Estadual, resultaram na demissão de Tiago Nunes e em um ambiente difícil há poucos dias das fases preliminares da Libertadores. Em pouco mais de um mês, o cenário mudou no clube. A vitória sobre o Boavista foi a sétima em oitos jogos sob o comando de Fábio Matias, em sequência que renovou a confiança do elenco que estreia no Grupo D da Copa na quarta (3).

    Há de se considerar o nível dos adversários enfrentados nesta série de resultados – como os quatro jogos da Taça Rio -, mas o time chega para a partida contra o Junior Barranquilla-COL, com atuações defensivas mais sólidas, dentro das características dos melhores momentos de 2023. Apesar disso, são muitas mudanças.

    O elenco principal foi reformulado e são poucos remanescentes entre os titulares. Tiquinho Soares segue como referência no ataque, Eduardo é o responsável pela criação, mas, nas demais posições, são novos reforços ou atletas que mudaram de patamar na virada do ano, como Júnior Santos, principal destaque em 2024.

    O período com o interino Fábio Matias também foi importante para recuperar jogadores marcados pela torcida, como Marçal e Marlon Freitas, principais alvos de vaias no início da temporada. Principalmente o volante, que é mais utilizado desde o início dos jogos, voltou a ter boas atuações, recuperando a confiança dos alvinegros.

    “Clube está vivendo um momento muito bom. Temos o foco na Libertadores. A equipe está em uma boa fase, o período de Data Fifa é muito bom para se treinar, avalio que a equipe está em crescimento. Ainda há coisas para melhorar. Fisicamente, vejo os caras um pouco mais soltos. Estamos em um momento bom, mas com margem de crescimento”, afirmou o auxiliar técnico, que ainda comandará o Botafogo diante do Junior Barranquilla, enquanto Artur Jorge não é regularizado.

    São mais de 33 mil ingressos vendidos de forma antecipada para a estreia do Glorioso no Grupo D da Libertadores. A retomada da confiança também passa pela recuperação física do elenco. Contra o Boavista, neste domingo (31), Luiz Henrique e Jeffinho – dois dos principais reforços para 2024 – voltaram a atuar. Os dois sofreram lesões musculares no início do Carioca e ficaram em recuperação por quase dois meses, perdendo as fases preliminares contra Aurora-BOL e Bragantino.

    Foram 45 minutos em campo para cada, mas as presenças de Luiz Henique e Jeffinho animam a torcida, sendo mais duas opções para um promissor setor ofensivo.

    A definição do time titular para o jogo contra o Junior Barranquilla será tomada nos próximos dias. Será uma “dor de cabeça boa” para a comissão de Fábio Matias.

    “Nosso plano era zerar o departamento médico e dar ritmo de jogo a esses jogadores, então é um processo de organização interno que conseguimos executar. Quanto mais jogadores bons tivermos, melhor somos. Vejo como acréscimo. Quanto mais dúvidas tivermos, melhor. Temos 24 atletas de nível alto. Hoje faz você ter condição de brigar por título, e mais de um. Não vejo problema, vejo solução”, avaliou o auxiliar técnico da comissão fixa do Botafogo, contratado em janeiro.

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos