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    Opinião: Como ‘Cowboy Carter’ de Beyoncé revela verdadeira natureza da América

    Banjo, instrumento característico da música country, chegou aos EUA pela África; leia análise sobre novo álbum de Beyoncé

    Roxanne Jones

    A música country está profundamente enraizada no sangue dos negros. E o novo e ousado e brilhante álbum de Beyoncé, “Act II: Cowboy Carter”, lançado na sexta-feira (29), não é exceção a essas raízes musicais.

    Em vez disso, é uma continuação, ou uma recuperação, se preferir, da profunda conexão que os negros americanos têm com a música country neste país e além.

    Foi da África que o banjo, o instrumento característico da música country, chegou às costas do nosso país. E das almas daqueles negros escravizados surgiu uma cacofonia de belos sons musicais, do gospel, jazz e ritmo e blues ao rock, rap e country.

    Muito antes de existirem gêneros musicais com matizes raciais criados para segregar e monetizar a música, existia apenas boa música.

    Se não fosse pelo racismo sempre presente que perturba e muitas vezes dita os espaços que as mulheres negras podem ocupar na sociedade, o álbum de música country de Beyoncé não seria grande coisa. Não haveria reação nas redes sociais ou estações de rádio se recusando a tocar sua música porque simplesmente não era country o suficiente. “Cowboy Carter” seria julgado apenas por seus méritos musicais e todos seguiriam em frente.

    Mas essa não é a América em que vivemos. E na maioria das vezes, para alcançar o nosso melhor em termos criativos e profissionais, as mulheres negras devem resistir e trabalhar constantemente para recuperar as nossas próprias narrativas.

    Ao recusar ser contida musical e culturalmente, Beyoncé deu à música country um impulso que só poderia ter vindo de um dos maiores artistas do mundo. Seu grande single de sucesso do álbum, “Texas Hold ‘Em”, fez de Beyoncé a primeira mulher negra a atingir o número 1 nas paradas country. E é por isso que este álbum histórico está sendo celebrado.

    De acordo com Alice Randall, compositora de música country e autora de “My Black Country”, “Beyoncé ultrapassou os limites pretendidos e não pretendidos, o redlining cultural”.

    Ela falou à rádio NPR sobre “Cowboy Carter” que Beyoncé “ascendeu a uma altura que nenhuma outra mulher negra alcançou no país. Esta é uma homenagem à sua própria genialidade e destaca a genialidade que veio antes.” Randall está se referindo aos muitos grandes artistas negros da música country que sem dúvida abriram caminho para Beyoncé.

    A pioneira da música country Linda Martell apresenta duas músicas do álbum. Seu álbum de 1970, “Color Me Country”, foi o primeiro grande lançamento de uma artista negra no country. Martell, hoje com 82 anos, foi a primeira mulher negra a se apresentar solo no Grand Ole Opry, palco mais importante da música country localizado em Nashville, Tennessee.

    Por um breve período nas décadas de 1960 e 1970, os artistas negros da música country receberam algum sucesso comercial e reconhecimento. O álbum histórico de Ray Charles de 1962, “Modern Sounds in Country and Western Music”, liderou as paradas, o hit de 1974 das The Pointer Sisters, “Fairytale”, ganhou um Grammy de Melhor Performance Vocal Country, a primeira vez para um grupo exclusivamente feminino.

    E Charley Pride, talvez o cantor negro mais famoso da música country, teve 29 números um na parada Hot Country Songs da Billboard e mais de 50 Top Tens. Foi em 2022 que o Grand Ole Opry apresentou um pedido de desculpas à família do falecido gaitista DeFord Bailey, uma das estrelas mais importantes da música country antiga, por maltratar Bailey e “suprimir as contribuições de nossa diversificada comunidade”.

    Também conhecido como “Harmonica Wizard”, Bailey foi membro fundador do próprio Grand Ole Opry. E, embora hoje esteja no Hall da Fama da Música Country, Bailey nunca foi reconhecido por suas inúmeras contribuições ao gênero.

    Na minha família, a música ainda nos une através de gêneros, oceanos e gerações. Enquanto cresciam, as estrelas da nossa reunião familiar anual sempre foram um grupo de primos na casa dos 80 anos cuja fama na família era o fato de já terem tocado no Grand Ole Opry.

    Nunca soubemos se era apenas folclore de família, mas o que sabíamos era que quando o tio Wilbur tocou aquele banjo e sua banda começou a pegar suas tábuas de lavar, colheres e gaitas – estava prestes a ser uma festa no quintal. Ainda sorrio quando me lembro de como todos nós tentamos aprender a brincar de colher. Não é tão fácil quanto parece.

    As raízes da música country estão profundamente enraizadas em muitas famílias negras como a minha, mesmo naquelas de nós que nunca viveram “no Sul”. Será sempre a música dos nossos antepassados que ainda toca a nossa alma e nos leva adiante, não importa que rótulo comercialmente aceitável seja imposto à música.

    Eu ouço esses ancestrais em “Cowboy Carter”. Sua música “Protector” me levou a uma bela jornada de volta à época em que meu filho nasceu. Lembrei-me das inúmeras noites que passei embalando-o para dormir ao som de Patsy Cline, Ray Charles, Dolly Parton e outros favoritos.

    Bey capturou perfeitamente meus sentimentos como uma nova mãe – cheia de amor e esperança para o futuro. E do voto silencioso que fiz naquela época de ser a protetora do meu filho, iluminando-o enquanto eu andasse nesta terra. A melhor música country tocará nossas almas, contando histórias da vida cotidiana normal – nossos triunfos e nossas lutas, as separações e as maquiagens, a alegria e a dor. E por esta medida, eu diria que o segundo ato de Beyoncé, “Cowboy Carter”, é de fato música country clássica.

    *Nota do Editor: Roxanne Jones, editora fundadora da ESPN The Magazine e ex-vice-presidente da ESPN, foi produtora, repórter e editora do New York Daily News e do The Philadelphia Inquirer. Jones é coautor de “Say it Loud: An Illustrated History of the Black Athlete”. Ela fala sobre política, esportes e cultura semanalmente no 900AM WURD da Filadélfia. As opiniões expressas aqui são dela mesma. 

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