Novo SUV coupé Citroën Basalt é revelado; veja fotos
SUV Coupé deve ter preço competitivo; Citroën Basalt é o terceiro membro da família C-Cubed
A Citroën revelou o visual do novo Basalt, um SUV Coupé programado para entrar na linha de produtos na América do Sul em 2024. O carro é o terceiro membro da família C-Cubed, composta pelo compacto C3 e o SUV C3 Aircross. O modelo será fabricado na planta de Porto Real (RJ) e vai compartilhar elementos dos irmãos mais velhos.
O carro foi divulgado como Basalt Vision. Esse “Vision” indica um veículo conceito, em que alguns detalhes ainda podem mudar. Contudo, as imagens mostram um carro muito próximo da versão de produção em série. O modelo é apresentado conjuntamente para Índia e Brasil: ou seja, um carro voltado para mercados emergentes. A Citroën deverá fazer uma versão “premium” para a Europa.
“O Basalt Vision reflete nossa visão inovadora de um SUV Coupe, incorporando design audacioso, espaço interior e conforto. Com sua produção local e forte integração regional, estamos confiantes de que o Basalt atrairá uma ampla base de clientes e reforçará nossa posição nos mercados-chave”, disse Thierry Koskas, CEO global da Citroën.
O principal destaque de design do Basalt está na parte traseira: ele tem linhas fluidas que descem pela Coluna C configurando o formato clássico dos modelos SUV Coupé. Esse tipo de carro ficou famoso graças ao BMW X6 de 2008 e desde então ganha cada vez mais representantes. Ainda não há informação de preço, mas certamente a Citroën deverá trabalhar para ser o SUV Coupé mais acessível do Brasil.
O Basalt tem lanternas em LED com assinatura luminosa, teto pintado de preto e antena do tipo barbatana de tubarão. Há caixas de rodas também na cor preta, assim como no para-choque traseiro. As rodas parecem ser aro 17″ com acabamento escurecido.
A dianteira do modelo é praticamente idêntica à do Citroën C3 Aircross, com discretas mudanças em elementos da grade e no skidplate. O carro tem a mesma assinatura luminosa composta por DRL em LED e faróis e luzes de neblina com lâmpadas halógenas. Não há presente de radar ou câmera frontais que indicam equipamentos avançados de segurança.
Internamente, o Basalt deve seguir o padrão de design dos modelos atuais da Citroën no Brasil, embora possa apresentar algumas mudanças na disposição dos controles dos vidros elétricos traseiros.
Com um entre-eixos de 2,67 metros e dimensões próximas às de um SUV de sete lugares, o Basalt oferecerá amplo espaço interno tanto para passageiros quanto para bagagens. Embora seja ligeiramente menor que seu concorrente direto, o VW Nivus, suas medidas devem ficar em torno dos 4,40 metros.
Quanto à motorização, o Basalt será equipado com um motor 1.0 Turbo Flex T200, entregando uma potência de 130 cv e um torque de 200 Nm, combinado com um câmbio CVT para proporcionar uma condução eficiente em diversas condições de uso.
O nome Basalt é referência à rocha vulcânica conhecida por sua robustez e serenidade. A promessa é de alta distância do solo e amplo espaço interno. O porta-malas deverá ser menor do que o C3 Aircross de 5 lugares, que tem 493 litros.