Kardian chega ao mercado com missão de mudar rumos da Renault no Brasil
Novo SUV da marca francesa tem plataforma, motor e câmbio inéditos; confira todos os detalhes sobre o carro
O novo Renault Kardian chega oficialmente às lojas brasileiras da marca francesa com uma grande missão. O produto inédito busca mudar os rumos da empresa no Brasil e se tornar o símbolo da ‘nova Renault’ no mercado nacional.
O modelo é um B-SUV, categoria dos modelos utilitários compactos menores, rival direto de Fiat Pulse e Volkswagen Nivus. À primeira vista, pode parecer apenas uma nova geração do aventureiro Renault Stepway, mas, na verdade, o carro inaugura uma série de novidades da marca no país.
O modelo possui uma plataforma nova no Brasil, a RGMP. Essa plataforma permite a aplicação de múltiplas motorizações, incluindo sistemas híbridos, e o desenvolvimento de veículos com diversos comprimentos e entre-eixos.
A arquitetura eletro-eletrônica da plataforma permite a integração de sistemas de propulsão convencionais e híbridos, garantindo flexibilidade e adaptabilidade para o futuro. Ou seja, já na origem é um carro mais avançado que a família Sandero, Duster e Kwid até então fabricados por aqui.
Outra inovação é o inédito motor turbo TCe 1.0 flex de 125 cv, que oferece desempenho e economia de combustível. É uma reposta tardia da Renault para os blocos rivais TSI da Volkswagen, T200 da Fiat, T-GDI da Hyundai e 1.0 Turbo da GM.
Para compensar, o TCe oferece 220 Nm de torque. Essa medida é diretamente ligada à “força” do carro. No Kardian, o torque está acima dos rivais o que pode ser uma vantagem nas vendas.
Por fim, o carro oferece ainda uma novidade na transmissão: câmbio automático de dupla embreagem de sete marchas. Esse equipamento garante trocas de marchas rápidas, sendo comum em carros de alta performance.
Design
O design do Renault Kardian tem linhas fluidas e robustas. O carro é o primeiro fabricado no Brasil com o logo “Nouvel R”, destaque na grade frontal. O bólido tem faróis e lanternas em LED, assinatura luminosa e as barras de teto funcionais.
No interior, o Kardian se destaca com console elevado, central multimídia de 8 polegadas e sistema de som. Na opção topo de linha, há luzes ambiente internas, item exclusivo na categoria. O carro também oferece cluster digital, item desejado pelo consumidor atualmente.
Versões e equipamentos
O novo Renault Kardian tem na versão Evolution Turbo TCe, sua opção de entrada, com preço inicial de R$ 112.790. Ele vem com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles eletrônicos de estabilidade, assistente de partida em rampa, além de sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré para facilitar as manobras.
Já a versão Techno Turbo TCe, por R$ 122.990, acrescenta frenagem automática de emergência, console elevado com apoio de braço, partida remota do motor, vidros elétricos com função one-touch e antiesmagamento para todos os passageiros e rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas.
A top de linha é a versão Premiere Edition Turbo TCe, por R$ 132.790. Vem com conjunto de recursos exclusivos, como controle de velocidade adaptativo, câmera Multiview, ambient lighting personalizável no interior, carregador de smartphone por indução e faróis de neblina em LED.
Além disso, a Premiere Edition se destaca com sua roda de liga leve diamantada e escurecida de 17 polegadas, grade frontal em preto brilhante e skins na cor prata acetinada, garantindo um visual sofisticado e distintivo.