Pesquisadores encontram sítio arqueológico de 3.500 anos em Goiás
Mais de três mil objetos, além de pinturas rupestres, foram descobertas na região
Pesquisadores descobriram um sítio arqueológico datado em 3.500 anos, no município de Montes Claros, na região Oeste de Goiás. Já cadastrado no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o sítio recebeu o nome de “Toca da Anta”.
Na região, os arqueólogos encontraram milhares de vestígios de presença humana, como ferramentas de corte e raspadores de pedra. Além de pinturas rupestres, restos ósseos e porções de carvão.
Ao todo, foram identificados 3.229 objetos de pedra e cerâmica encaminhados para a reserva técnica do Museu Histórico de Jataí (GO).
Os objetos evidenciaram dois momentos ocupacionais na Toca da Anta. Em um primeiro momento, acredita-se que a região foi habitada por povos horticultores-ceramistas. O segundo grupo de moradores teria sido de caçadores-coletores.
“O acervo arqueológico gerado na pesquisa demonstra o longo período de habitação da área e as boas condições que o local fornecia ao longo de milênios. Os fragmentos de carvão, por exemplo, podem ter sido resultado de fogueiras feitas pelo homem”, disse o arqueólogo do Iphan-GO, Danilo Curado.
Além da Toca da Anta, outros 19 sítios arqueológicos já foram encontrados no município de Montes Claro e cadastrados pelo Iphan.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”610299″ title_galeria=”Conheça o Museu dos Dinossauros de Peirópolis, em Minas Gerais”/]