Mimoso do Sul no ES registra quatro mortes devido as fortes chuvas; Governo decreta emergência no estado
"Situação é caótica, como é o caso de Mimoso do Sul (...) dezenas de pessoas que estão desaparecidas", diz o governador à CNN.
A cidade de Mimoso do Sul, no Espírito Santo, registrou neste sábado (23), quatro mortes em decorrência das fortes chuvas, segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, falou durante coletiva sobre situação na região e decretou situação de emergência.
Casagrande sobrevoou região e visitou o município nesta manhã, que é uma das cidades mais afetadas pela chuva.
“Situação é caótica, como é o caso de Mimoso do Sul (…) dezenas de pessoas que estão desaparecidas”, diz o governador à CNN.
O governo do estado e a prefeitura estão trabalhando no resgate de vítimas e no atendimento das pessoas atingidas. As estradas de acesso à cidade permanecem fechadas.
“Logo cedo, eu liguei para o ministro Waldez Góes, e relatei para ele a situação e ele se colocou inteiramente a disposição”, explica o governador.
Casagrande afirma que ainda não solicitaram ajuda ao ministério, pois ainda será necessário um diagnóstico mas detalhado das ocorrências.
“O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome já disse que poderá antecipar o bolsa família das famílias afetadas”, afirma Casagrande.
“Essa noite por enquanto não tem energia e nem comunicação em Mimoso do Sul (…) esperamos que com a água baixando a gente consiga identificar e dimensionar toda essa calamidade que estamos vivendo em alguns municípios do sul do estado do Espírito Santo”, afirma Casagrande.
As aeronaves do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) estão resgatando moradores da cidade.
13 cidades estão em situação de emergência:
- Alegre
- Alfredo Chaves
- Apiacá
- Atílio Vivacqua
- Bom Jesus do Norte
- Guaçuí
- Jerônimo Monteiro
- Mimoso do Sul
- Muniz Freire
- Muqui
- Rio Novo do Sul
- São José do Calçado
- Vargem Alta.