Chuvas em ao menos 20 municípios do ES deixam desaparecidos e estradas interrompidas
Equipes ainda operam em alerta máximo devido aos danos causados pelo fenômeno
Mais de 20 municípios do Espírito Santo, principalmente no Sul do estado, sofreram com fortes chuvas na entre a noite da última sexta-feira (22) e a madrugada deste sábado (23). De acordo com a Defesa Civil Municipal, equipes ainda operam em alerta máximo devido aos danos causados pelo fenômeno.
Em última atualização, o estado contabiliza mais de 100 desalojados e não há registro de feridos ou óbitos.
Ainda, conforme o órgão, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec), o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) ainda estão mobilizadas para atender os municípios mais atingidos.
Governador deve decretar situação de emergência
Em coletiva que aconteceu na manhã deste sábado, o governador Renato Casagrande afirmou que ao menos 10 municípios registraram mais de 100 mm de acumulados de chuva, e ultrapassaram a previsão, como em Bom Jesus do Norte, que registrou 300 mm de chuva nas últimas 24 horas.
Diante da situação, Casagrande confirmou que decisões estão sendo tomadas para controlar os danos causados pela chuva, dentre elas, a possível publicação de um decreto de emergência.
“Eu vou decretar a situação de emergência. Quando nós tivermos uma precipitação mais elevada nos municípios, já publico hoje o decreto de situação de emergência. A prioridade nesse momento é a gente proteger as pessoas”, afirmou.
Ainda, de acordo com o governador, trechos de algumas rodovias do estado estão interrompidas, como a estrada que liga Apiacá à BR-101 que está interditada após alagamento, além de registros de pessoas desaparecidas em Apiacá e Mimoso do Sul.
Confira os 5 municípios com maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas
- Bom Jesus do Norte: 295,4 mm;
- Mimoso do Sul: 228 mm;
- Muniz Freire: 193,8 mm;
- Alegre: 156,21 mm;
- Vargem Alta: 150,6 mm.