EUA devem discutir autorização da vacina para menores de 5 anos no dia 15
FDA se reunirá em 15 de fevereiro para discutir o pedido da Pfizer que solicita autorização para uso emergencial da vacina contra Covid em crianças a partir de seis meses de idade
O comitê consultivo de vacinas da agência reguladora Food and Drug Administration (FDA) dos EUA se reunirá em 15 de fevereiro para discutir o pedido da Pfizer e da BioNTech para uma autorização de uso emergencial de sua vacina para crianças a partir de 6 meses de idade.
A reunião virtual dará aos cientistas a chance de revisar os dados de ensaios clínicos disponíveis e fazer uma recomendação sobre se a vacina seria apropriada para essa faixa etária.
O encontro é aberto ao público e será transmitido ao vivo no YouTube e no site da FDA. Os materiais da reunião estarão disponíveis pelo menos dois dias antes.
“Ter uma vacina segura e eficaz disponível para crianças nessa faixa etária é uma prioridade para a agência e estamos comprometidos com uma revisão oportuna dos dados, que a agência pediu à Pfizer para dar esperança frente ao aumento de casos da Ômicron”, Janet Woodcock, comissária da FDA, disse em um comunicado à imprensa.
“As crianças não são adultos pequenos. Como ainda estão crescendo e se desenvolvendo, é fundamental que essas vacinas sejam avaliadas em ensaios clínicos bem projetados e bem conduzidos”.
Woodcock disse que, enquanto isso, a melhor maneira de proteger as crianças nessa faixa etária é garantir que todos ao seu redor sejam vacinados e usar outras medidas de prevenção, como distanciamento social e máscaras.
A FDA aprovou a vacina para crianças de 5 a 11 anos em outubro. Crianças de 12 a 15 anos também são elegíveis para receber uma dose de reforço.
Embora 8,7 milhões de vacinas Covid-19 tenham sido dadas a crianças norte-americanas elegíveis, as crianças ainda são as menos vacinadas de qualquer faixa etária.