Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Clarissa Oliveira
    Blog

    Clarissa Oliveira

    Viveu seis anos em Brasília. Foi repórter, editora, colunista e diretora em grandes redações, como Folha, Estadão, iG, Band e Veja

    Após áudios de Cid, PT sai em defesa da PF e vê ação orquestrada de Bolsonaro

    Partido mobilizou líderes para que reajam a críticas à PF; Gleisi diz que ex-presidente ataca instituição por temer prisão

    O PT decidiu montar uma espécie de contraofensiva ao bolsonarismo, para defender o trabalho da Polícia Federal nas investigações sobre a suposta trama golpista. Desde o início da semana, a equipe do ex-presidente vem atuando com o objetivo de descreditar a ação da PF, lançando dúvidas sobre os depoimentos que serviram de base para a investigação.

    A avaliação feita no partido é que o vazamento de áudios em que o ex-ajudante de ordens Mauro Cid critica a PF serviu de reforço a uma “ação orquestrada” do bolsonarismo. Diante da veiculação das gravações, reveladas pela revista Veja, a ordem é que o PT defenda a PF e destaque o rigor nas investigações, inclusive comparando com excessos da Operação Lava-Jato.

    A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, foi às redes sociais para colocar a estratégia em prática. Gleisi, segundo interlocutores, já havia mobilizado a equipe nesse sentido antes mesmo de os áudios de Cid virem a público, mas endureceu as críticas a Bolsonaro após o vazamento.

    “Bolsonaro ataca a PF porque morre de medo de ser preso”, escreveu Gleisi, após discorrer que “a Polícia Federal, no governo Lula, está resgatando a credibilidade da instituição, com seriedade e ações dentro da lei, tanto no combate ao crime organizado quanto nas investigações judiciais”.

    “Foi-se o tempo dos escrachos de investigados, dos vazamentos seletivos, das operações-espetáculo e dos delegados estrelas. E foi-se o tempo em que Bolsonaro nomeava diretores para encobrir os muitos rolos da família, espionar e perseguir adversários”, prosseguiu a presidente do PT.

    Gleisi elencou as diversas investigações contra Bolsonaro e disse que o ex-presidente está sendo levado a prestar contas à Justiça. “E é por isso que os bolsonaristas atacam a instituição e tentam, de toda forma, desqualificar os depoimentos que expõem suas tramas golpistas.”