Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Conexão Agro: La Niña causa prejuízos para produtores no Brasil

    Fenômeno climático provoca seca intensa no sul do país e faz chover em outras regiões

    Evandro Cinida CNN Em São Paulo

    O mês de fevereiro começa com grandes desafios para os produtores brasileiros, por conta dos prejuízos provocados pelo La Niña. O fenômeno causa o resfriamento das águas do Oceano Pacífico e provoca seca intensa no Sul do país.

    O evento também provoca chuva acima da média no Centro-Oeste e Nordeste do país. No sudeste, os períodos de veranico – quando há estiagem acompanhada de muito calor e baixa umidade relativa do ar – são intensificados.

    De acordo com o Especialista CNN Marcos Fava Neves, é importante realizar um planejamento para evitar dificuldades a curto, médio e longo prazo.

    “Nós temos que ver agora esses produtores que perderam tudo, como é que uma linha de crédito para que eles possam postergar os pagamentos pode ser feita. Temos que pensar sempre no médio e longo prazos, que é a melhoria do seguro para que você, pelo menos, tenha renda mantendo a produção.”

    “Melhoria na capacidade de armazenagem e a inovação para tentar variedades que possam sobreviver, que possam ter uma performance melhor em um ambiente tão ruim quanto esse que foi”, completou.

    Dados do governo federal divulgados na sexta-feira (28) apontam que, até o momento, mais de 81 mil produtores acionaram o seguro ou o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) nesta safra. Os principais afetados estão nas lavouras de milho e de soja.

    Veja mais no vídeo acima