Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nevasca no nordeste dos EUA pode ser “histórica”, dizem meteorologistas

    Cerca de 55 milhões de pessoas estavam sob alertas meteorológicos na manhã deste sábado (29) por conta das tempestades previstas

    Aya Elamroussida CNN

    Uma agitação climática ao longo da costa leste dos Estados Unidos vem com uma mistura perigosa de neve pesada e ventos fortes, atingindo milhões de americanos neste sábado (29) – e pode se tornar uma tempestade histórica para partes do leste da Nova Inglaterra, de acordo com os meteorologistas.

    A combinação de ventos cortantes, de aproximadamente 112 km/h em algumas áreas, juntamente com a rápida acumulação de neve, é uma receita para as condições de nevasca, particularmente nos estados da Nova Inglaterra.

    Cerca de 55 milhões de pessoas, desde as regiões do Meio Atlântico até a Nova Inglaterra, estavam sob alertas meteorológicos na manhã de sábado.

    São esperadas condições de nevasca em toda a região, e vários governadores declararam estado de emergência ao pedirem aos residentes a ficarem fora das estradas. Há também avisos de inundações costeiras e a possibilidade de quedas de energia devido à falhas nas linhas de abastecimento.

    E, embora o caminho da tempestade tenha sido incerto no período que antecedeu esta tempestade de inverno, os pontos-chave ficaram mais claros no sábado.

    Entre 5 a 15 centímetros de neve haviam caído em partes do Meio Atlântico e no Nordeste – com mais a caminho.

    Espera-se que mais de 30 centímetros de neve cubram partes da costa do Meio Atlântico através do leste da Nova Inglaterra, disse o NWS Weather Prediction Center (Centro de Previsão do Tempo do NWS) na sexta-feira à tarde.

    A área do metrô de Boston enfrenta um potencial de mais de 2 metros de neve que podem se acumular rapidamente. A neve é projetada para cair a taxas de 5 a 10 centímetros por hora em alguns locais.

    Os avisos da nevasca atingiram 10 milhões de pessoas em 10 estados dos condados costeiros da Nova Inglaterra à Virgínia.

    Entre os locais notáveis estavam Portland, Maine; Boston e Cape Cod, Massachusetts; a metade leste de Long Island de Nova Iorque; Atlantic City, Nova Jersey; e Ocean City, Maryland.

    Tempestade histórica

    As viagens serão de difíceis a impossíveis devido às condições de visibilidade zero criadas pela neve forte e ventos fortes, o NWS previu. Em uma nevasca, a neve é unida por ventos e rajadas de mais de 35 km/h por mais de três horas, criando uma visibilidade de menos de um quarto de milha.

    “Os ventos fortes e fortes levarão a quedas de energia dispersas”, advertiu o NWS.

    Há “alta confiança” de que esta será uma “grande tempestade histórica de inverno para o leste da Nova Inglaterra, com queda de neve generalizada de um a dois pés, disse o Serviço Nacional de Meteorologia na sexta-feira à noite.

    Além disso, são possíveis temperaturas extremamente baixas e inundações costeiras, advertiu o Centro de Previsão Meteorológica.

    “As enchentes costeiras são uma preocupação graças às marés astronomicamente altas no sábado”, disse o escritório do Serviço Meteorológico em Boston. “A combinação de ventos fortes do nordeste e alto mar trará tempestades que, se coincidirem com a maré alta, levarão a pequenas ou moderadas inundações costeiras”.

    A diferença no tempo das tempestades – mesmo que em apenas seis horas – faria uma enorme diferença no impacto sobre as inundações e preocupações com a erosão costeira.

    Já haviam sido cancelados mais de 3.000 voos até sexta-feira (28) à noite, de acordo com o portal FlightAware.

    Tópicos