Equipe de Taiwan não participará da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno
Governo de Taiwan declarou que os voos atrasados e as políticas mais rígidas de prevenção à Covid-19 atrapalharam a presença dos atletas
A pequena equipe de Taiwan não participará das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim, disse o governo na última sexta-feira (28), culpando voos atrasados e regras mais rígidas anti-coronavírus. A competição está marcada para fevereiro.
Taiwan temia que Pequim pudesse “rebaixar” o status do país ao colocar seus atletas ao lado do time de Hong Kong, administrado pela China, na cerimônia de abertura, disse um alto funcionário de Taiwan familiarizado com o assunto à Reuters, nesta semana.
Taiwan, que não tem tradição esportiva de inverno e nunca conquistou uma medalha nos Jogos de inverno, está enviando quatro atletas para Pequim, o mesmo número dos últimos Jogos de inverno de 2018.
O governo decidiu agora que seus atletas não estarão nas cerimônias de abertura nem de encerramento. A Administração de Esportes de Taiwan disse que a equipe de 15 membros, incluindo treinadores, chegaria de diferentes partes do mundo, incluindo Estados Unidos e Suíça.
“De acordo com a política de prevenção à pandemia do evento, os voos foram ajustados e atrasados, e nem todos puderam chegar a Pequim até a cerimônia de abertura [em 4 de fevereiro]”, afirmou em comunicado.
Os atletas precisarão superar o jet lag e se acostumar com os locais, acrescentou a administração.
“Com base na proteção dos atletas, foram adotadas medidas de prevenção e controle de pandemia de alto padrão para evitar qualquer risco de infecção; para acumular força de combate, nossa delegação não participará da cerimônia de abertura”.
Como a equipe é pequena, eles não ficarão esperando depois que seus eventos terminarem e irão para casa, o que significa que no dia da cerimônia de encerramento a maioria já terá saído de Pequim, disse.
Os Jogos de Pequim estão acontecendo em um momento de tensões crescentes entre China e Taiwan, incluindo repetidas atividades militares chinesas perto da ilha.
Taiwan compete na maioria dos eventos esportivos, incluindo as Olimpíadas, como “Taipei Chinesa” por insistência de Pequim, que vê Taiwan democraticamente governada como parte de “uma China”.
Na última quarta-feira, o Escritório de Assuntos de Taiwan da China se referiu à equipe de Taiwan como sendo de “China, Taipei”, em vez da terminologia oficial de “Taipei chinesa”.
Isso atraiu uma repreensão do Conselho de Assuntos do Interior da China de Taiwan, que disse que a China usou intencionalmente o nome errado.