Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Marcos Fava Neves: Conflito na Ucrânia deve aumentar preço de alimentos

    Especialista CNN em agronegócio explica como clima tenso entre Ucânia e Rússia pode afetar o mundo

    Isabela Filardida CNN , Em São Paulo

    A crise entre Ucrânia e Rússia pode refletir no Brasil. No agronegócio, o preço dos grãos, que já vem aumentando, pode atingir valores ainda mais altos caso haja uma invasão no território ucraniano. O Especialista CNN em agronegócio, Marcos Fava Neves, analisou a situação.

    Segundo o especialista, esses acontecimentos são muito preocupantes. “Há um jogo de poder entre esses países, mas há três grandes fatores de preocupação ou de consequências com um provável estresse nessa região”, afirmou.

    De acordo com Neves, o primeiro está ligado ao aumento das incertezas no planeta. A pandemia, que ainda está presente no mundo, vai postergar a volta de investimentos, vai afetar a bolsa e outros fatores que não são bons para a economia e para o crescimento do planeta.

    A grande crise no suprimento de energia também é uma preocupação. O petróleo está com o preço elevado e o gás natural sai da Rússia, passa pela Ucrânia e é distribuído para a Europa.

    O conflito vai levantar o preço dessas e de outras fontes de energia, o que vai aumentar o custo de produção e trazer um impacto negativo para a sociedade.

    Tanto a Ucrânia quanto a Rússia vêm se transformando em importantes fornecedores de alimentos. Um problema nessa região vai afetar também o suprimento das commodities alimentares. Já houve aumento no preço do trigo e pode haver no milho e na soja.

    “É tudo negativo, vai aumentar a inflação no planeta, o custo de produção e o preço dos grãos, complicando ainda mais a questão da ração, produção de ovos, leite e carne”, concluiu.

    Veja mais no vídeo acima.

    Tópicos