Após 24 horas, energia é restabelecida em hospitais do centro de SP
Enel diz que escavação feita pela Sabesp atingiu fiação subterrânea e provocou a interrupção no fornecimento
Cerca de 24 horas depois que um apagão afetou a região central da cidade de São Paulo, o fornecimento de energia elétrica foi restabelecido nos hospitais Santa Casa e Santa Isabel.
O apagão na região central teve início por volta das 10h da última segunda-feira (18) e atingiu bairros como Bela Vista, Santa Cecília, Liberdade, Higienópolis, Vila Buarque e Consolação.
Na Santa Casa, a energia foi restabelecida perto das 10h desta terça-feira (19), segundo a direção do hospital. Durante o período em que o fornecimento esteve interrompido, geradores tiveram de ser acionados para garantir o funcionamento das áreas de internação e emergências. Exames e atendimentos ambulatoriais precisaram ser remarcados.
No hospital Santa Isabel, a energia também voltou por volta das 10h.
Pela manhã, a Enel informou que a energia havia sido restabelecida para cerca de 85% dos clientes afetados pelo apagão na região central. “A distribuidora esclarece que uma escavação realizada pela Sabesp na região central de São Paulo atingiu acidentalmente cabos da rede subterrânea da distribuidora, e causou a interrupção da energia.”
“De imediato, a companhia deslocou equipes de técnicos e eletricistas ao local para identificar a causa e realizar o reparo da rede. Em paralelo, a Enel disponibilizou geradores para atender um hospital e outros clientes prioritários. Em função das características envolvendo a rede subterrânea que atende aquela região, as equipes da distribuidora atuaram em parceria com a Sabesp durante toda a tarde”, acrescentou a Enel.
Procurada pela CNN, a Sabesp disse que, antes de iniciar as obras citadas, “fez uma sondagem de todas as redes que passam no local”. “Por este motivo, a escavação no local foi feita manualmente, a partir das 11h, sem movimentação na fiação.”
“Quando tomou conhecimento do corrido, a Sabesp mobilizou imediatamente equipes para o local que não identificaram relação do trabalho da Sabesp com o ocorrido. A Sabesp segue em contato e se colocou à disposição da Enel para ajudar na identificação da real causa do problema”, acrescentou a Sabesp.
(Publicado por Fábio Mathias. Com informações de Carolina Figueiredo)