Brasil tem muito a oferecer em serviços ambientais, diz ex-embaixador dos EUA
Em entrevista à CNN, Todd Chapman afirmou que Brasil tem papel relevante em políticas ambientais no mundo
O Brasil apresentou propostas importantes às questões ambientais desde o ano passado, na visão do ex-embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, e pode ganhar muito com a demanda crescente do mundo por cuidados e serviços ligados ao meio ambiente.
“Este é um tema importante para o Brasil aproveitar. Não vendo como ameaça, mas como oportunidade”, disse Chapmann em entrevista à CNN na terça-feira (25).
“O Brasil é um país rico em recursos ambientais, e o mundo mais rico, no G20, está dizendo que quer comprar serviços ambientais. O Brasil tem muito para oferecer, tem muitas plataformas, muitas empresas usando tecnologias muito inovadoras para oferecer esses produtos ao mundo.”
Chapman, que serviu o governo norte-americano como embaixador no Brasil até julho do ano passado, atualmente trabalha como consultor de empresas, incluindo em projetos na área ambiental.
A diplomata indicada por Joe Biden Elizabeth Bagley deverá substituí-lo. A nomeação ainda depende de aprovação do Senado dos EUA.
Para Chapman, que deixou o cargo por razões pessoais, de acordo com ele, pouco depois da saída de Ricardo Salles da chefia do Ministério do Meio Ambiente, o Brasil tem feito acenos importantes ao mundo na seara ambiental e que foram bem recebidos na comunidade internacional.
“O presidente Jair Bolsonaro anunciou várias medidas importantes e bem agressivas para o meio ambiente, que foram muito bem aceitas. Depois da Cop26 [conferência global do clima] outros anúncios foram feitos pelo governo que foram muito bem recebidos”, disse.
“O importante agora é a implementação desses compromissos”.
*Texto publicado por Juliana Elias