Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tainá Falcão
    Blog

    Tainá Falcão

    Jornalista, poetisa, mulher nordestina, radicada em Brasília com passagem por SP. Curiosa. Bicho de TV. Informa sobre os bastidores do poder

    Itamaraty vê Lula “pop” em tour pelo Oriente Médio

    Auxiliares do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, apontam que a posição do presidente da República contra a manutenção dos ataques à Gaza é definida por autoridades e pela população local como um ato de "coragem"

    Em viagem ao Oriente Médio desde a última sexta-feira (15), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, deixou Ramallah, na Cisjordânia, com boa impressão sobre a imagem do governo brasileiro entre os palestinos.

    À CNN, auxiliares do ministro relatam que a posição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra a manutenção dos ataques à Gaza é definida por autoridades e pela população local como um ato de “coragem”.

    A avaliação é de que a demora da maioria dos líderes ocidentais para reagir ao que acontece em Gaza deixou o presidente Lula em lugar de destaque.

    Na Cisjordânia, o chanceler brasileiro discursou em uma cerimônia de homenagem à Lula, na Fundação Yasser Arafat. Ele criticou Israel e a comunidade internacional pela insuficiente ajuda humanitária em Gaza.

    Mauro Vieira se reuniu com o ex-primeiro-ministro palestino Mohammed Shtayyeh para discutir estratégias que possibilitem tornar a Palestina membro pleno da ONU. Além de ter se encontrado com presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, que agradeceu Lula “pela coragem ao assumir o papel de referência global em defesa dos palestinos na atual crise”.

    Nesta segunda (18), Mauro Vieira está em Amã, na Jordânia, onde se encontrou com o rei Abdullah II. Na conversa, Abdullah teria reconhecido que o envio de mantimentos por avião não é o mais adequado, porém, uma forma de pressionar outros líderes internacionais.

    Nos próximos dias, o chanceler visitará Beirute, no Líbano, e Riad, na Arábia Saudita.