ID.3 GTX é primeiro hot hatch elétrico da VW e supera Golf GTI em potência
Modelo chega em duas versões, podendo alcançar 326 cv e acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos
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ID.3 GTX é o primeiro hot hatch elétrico da Volkswagen • Volkswagen/Divulgação
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O esportivo elétrico chega em duas versões: a mais básica com 286 cv a Performance com 326 cv • Volkswagen/Divulgação
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Até mesmo na versão menos potente, o ID.3 GTX supera o Golf GTI MK8 tanto na potência, quanto na aceleração • Volkswagen/Divulgação
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Volkswagen ID.3 GTX • Volkswagen/Divulgação
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No design, ele não se diferencia muito do ID.3 básico • Volkswagen/Divulgação
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Volkswagen ID.3 GTX • Volkswagen/Divulgação
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Por dentro, a Volkswagen se empenhou mais e equipou o hot hatch com bancos esportivos e adicionou costuras e outros detalhes em vermelho • Volkswagen/Divulgação
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Volkswagen ID.3 GTX • Volkswagen/Divulgação
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Volkswagen ID.3 GTX • Volkswagen/Divulgação
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Volkswagen ID.3 GTX • Volkswagen/Divulgação
Enquanto o verdadeiro Volkswagen Golf GTI elétrico não vem, os entusiastas dos hot hatches poderão sentir um gostinho do que está por vir com o novo ID.3 GTX. O esportivo se baseia no conceito ID.X, que foi mostrado pela primeira vez em 2021, e é o primeiro hot hatch elétrico da marca alemã.
Se comparado com o ID.3 básico, não há grandes diferenças. Inclusive, o conceito trazia um visual esportivo bem mais animador. A versão esportiva ganhou um novo para-choque dianteiro levemente redesenhado, retrovisores com capa preta e novas rodas “Skagen” de 20″’ e design de cinco raios.
Na traseira, as novidades ficam por conta do novo difusor e da inscrição ‘GTX’ ao invés do nome do modelo.
Mas, na motorização, a Volkswagen não decepcionou e trouxe logo duas versões GTX para o seu portfólio. A primeira é um pouco mais simples e é equipada com o motor elétrico de 286 cv e 55,57 kgfm do ID.4.
Nessa configuração, o ID.3 pode ir de 0 a 100 km/h em exatos 6 segundos, de acordo com a montadora. Pode não parecer tão surpreendente, mas ele supera o atual Golf GTI de oitava geração, que tem 266 cv e leva 6,2 segundos para atingir a mesma velocidade.
Para quem gosta de mais esportividade, a VW preparou a versão GTX Performance. Ela permanece com apenas um motor elétrico, que também entrega a mesma quantidade de torque, mas aumenta a potência para 326 cv, melhorando o tempo de 0 a 100 km/h para 5,6 segundos. Logo, ele é apenas 0,3 s mais lento do que o conceito ID.X, que tinha dois motores e tração integral.
Em relação à aceleração, a Volks diz que o GTX foi preparado para entregar força total em milissegundos após o motorista pressionar o pedal do acelerador, então, é provável que o desempenho fique ainda melhor após seu lançamento. Quanto à velocidade máxima, a versão mais básica é limitada aos 180 km/h, mas o Performance pode ir além, chegando até os 200 km/h.
As duas versões recebem a mesma bateria de 79 kWh, que oferece até 600 km de autonomia. Outro detalhe em comum é a suspensão com configuração esportiva, porém, o GTX Performance também traz amortecedores adaptativos DCC, que ajudarão a melhorar o conforto e o controle da carroceria.
Por dentro, o GTX recebe um acabamento majoritariamente preto com detalhes e costuras do volante e dos bancos em vermelho para dar contraste. Os assentos são do tipo esportivo, mas a Volkswagen também oferece como opcional o ergoActive com encostos de cabeça integrados, ajuste elétrico e apoio para coxas ajustável.
Há também iluminação ambiente e uma central multimídia de 12,9’’ com um menu redesenhado. Os botões para controle do ar-condicionado seguem as alterações feitas no ID.3, sendo iluminados e deslizantes, como tanto pediram os consumidores. Por fim, o GTX já vem com o novo assistente por voz da VW que utiliza o chat GPT para auxiliar o motorista.
A data de lançamento para o novo ID.3 GTX ainda não foi revelada, mas com tantas informações já divulgadas, o mais provável é que ele não demore para chegar às concessionárias dos mercados onde é vendido. No Brasil, a versão básica do elétrico está prometida desde 2021, mas ainda não desembarcou por aqui.