Clima nas Forças Armadas é de alívio com depoimentos, dizem fontes
Depoimentos de ex-comandantes do Exército à Polícia Federal foram liberados pelo ministro Alexandre de Moraes nesta sexta-feira (15)
Clima nas Forças Armadas é de alívio com depoimentos, dizem fontesO clima é de “alívio” no ministério da Defesa e na cúpula das Forças Armadas com a divulgação pela imprensa da íntegra do depoimento do general Marco Antonio Freire Gomes e do tenente-brigadeiro, Carlos Baptista Junior.
“Bolsonaro quis dar um golpe e as Forças Armadas foram contra. As Forças são as grandes inocentes do 8/1”, disse uma fonte do ministério da Defesa.
Segundo relevaram a analista de política Jussara Soares e a repórter Gabriela Prado, Freire Gomes ameaçou prender Bolsonaro se ele insistisse na tentativa de golpe.
A avaliação é que, antes dos depoimentos, havia uma “suspeição coletiva” e agora “é possível separar o joio do trigo, punir os golpistas e preservar a instituição”.
“O que houve foi um conjunto de brasileiros irresponsáveis que quiseram dar um golpe e não contaram com as Forças”, disse essa fonte, ressaltando que 80 generais estavam em férias no 8/1.
As punições aos supostamente golpistas como os generais Walter Braga Netto, Almir Garnier, Paulo Sérgio Nogueira, serão feitas pela Justiça comum por meio de Alexandre de Moraes e só depois definidas pelos militares.