Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Entenda principais pontos do julgamento de Trump sobre documentos sigilosos

    Ex-presidente é acusado de levar registros secretos da Casa Branca após deixar a residência oficial quando perdeu para Joe Biden

    Devan Coleda CNN

    O ex-presidente Donald Trump está em um tribunal na Flórida para uma audiência sobre o suposto manuseio incorreto de documentos confidenciais. Este caso é um dos quatro processos criminais que Trump enfrenta, embora não esteja claro quando irá a julgamento.

    O caso gira em torno do manuseio de documentos confidenciais de Trump após sua presidência e sua resistência às tentativas do governo de recuperar os materiais que ele levou para Mar-a-Lago (a mansão dele na Flórida) da Casa Branca. O assessor pessoal de Trump, Walt Nauta, e Carlos de Oliveira, gerente de propriedade da Mar-a-Lago, também foram acusados. Todos os três se declararam inocentes.

    Antes das acusações iniciais contra Trump serem apresentadas em junho de 2023, as autoridades tentaram – e falharam – ao longo de 2021 e 2022 na recuperação de documentos em posse de Trump. Os Arquivos Nacionais, encarregados de coletar e organizar material presidencial, disseram no início de 2022 que pelo menos 15 caixas de registros da Casa Branca foram recuperadas da propriedade, incluindo algumas que eram consideradas sigilosas.

    A acusação revelada em junho passado mostra que Trump reteve documentos relacionados à defesa nacional que foram colocados nos níveis mais altos de segurança e alguns são tão sensíveis que exigiam tratamento especial. O Departamento de Justiça selecionou 31 documentos – um para cada uma das 31 acusações de retenção intencional que Trump está enfrentando. Vários dos registros dizem respeito às capacidades militares de vários países, dizem os promotores.

    A juíza Aileen Cannon está reconsiderando a data de início do julgamento, que foi inicialmente marcada para o final de maio. Em uma audiência no início deste mês, advogados de Trump disseram ao juiz que o caso deve ser julgado depois da eleição de 2024. Os advogados de Trump também estão argumentando que todo caso deve ser descartado.

    Tópicos