Com possível recorde de calor nesta 5ª, São Paulo retoma distribuição de águas, sucos e frutas nas ruas
Dez tendas da Operação Altas Temperaturas foram reativas prevendo uma escalada nas temperaturas
A prefeitura de São Paulo retomou a distribuição de águas, sucos e frutas nas tendas sob a previsão de novos recordes de temperaturas. A ação, da Operação Altas Temperaturas, foi reativada nesta quarta-feira (13) e seguirá em funcionamento enquanto os termômetros continuarem a subir.
Ao todo, são 10 tendas espalhadas pelas ruas da capital paulista.
Segundo a Climatempo, a cidade de São Paulo tem máxima prevista de 34°C para esta quinta-feira (14). O recorde atual do ano é de 34,3°C em 8 e 9 de janeiro. Essa também é a maior temperatura para o histórico do mês. Em 1º de março de 2012, a cidade bateu os mesmos 34,3°C.
Só nesta quarta foram mais de 21 mil atendimentos, não só para pedestres e a população em situação de rua, mas também animais, especialmente cachorros, com bebedouros disponibilizados.
A primeira edição foi realizada em setembro de 2023. De lá pra cá, nas contas da prefeitura, já são mais de 1,3 milhão de atendimentos. O acionamento das tendas é feito quando os termômetros ultrapassam 32°C.
A Climatempo ainda estima que outras duas capitais podem ter novos recordes de temperatura para o ano de 2024 nesta quinta: Campo Grande e Porto Alegre. Em ambas as cidades, a temperatura já bateu 35°C nesta quarta e pode chegar a 37°C.
No caso da capital sul matogrossense, o recorde atual é de 36,2°C em 12 de março. Já a capital gaúcha bateu 36,5°C em 14 de janeiro.
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia apontam que, em Boa Vista, a temperatura bateu 39,6°C nesta quarta-feira. Em Palmas, os termômetros marcaram 36,1°C e em Cuiabá 36°C.