Como a desinformação nas redes sociais prejudica o combate à pandemia
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama dos danos causados por informações falsas e dos efeitos delas na luta contra a Covid-19
O Twitter anunciou nesta semana que vai expandir para Brasil, Espanha e Filipinas o acesso a uma ferramenta que permite a usuários denunciarem notícias falsas dentro da plataforma. A opção estava em teste na Austrália, Coreia do Sul e Estados Unidos desde o ano passado.
Na semana passada, um grupo de mais de 80 organizações de checagem de fatos também enviou uma carta ao YouTube para cobrar um controle maior em relação à desinformação em conteúdos publicados na plataforma da empresa. Uma porta-voz respondeu que a companhia tem feito grandes investimentos no combate às fake news.
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama das reações de plataformas de redes sociais à pressão por mais rigor no combate à desinformação e sobre os danos causados por notícias falsas que circulam em plataformas digitais ao enfrentamento à pandemia de Covid-19.
Para descrever o impacto da desinformação nesse cenário, participam deste episódio a pesquisadora Dayane Machado, da Unicamp, que estuda os efeitos das informações falsas na área da saúde, e a bióloga Nathália Pereira, da União Pró-Vacina do Instituto de Estudos Avançados da USP em Ribeirão Preto.
Conheça os podcasts da CNN Brasil:
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.
(* Publicado por Diego Toledo)
Este episódio tem patrocínio de Binomo, clique aqui e saiba mais.