Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PT e Lula abraçam prefeito com rejeição alta em Belém e bolsonarista assume liderança na disputa

    Segundo aliados, eleição preocupa Lula porque cidade é sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) em 2025

    Pedro VenceslauPedro Duranda CNN , São Paulo

    Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, o delegado Éder Mauro (PL) lidera a pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de Belém em um cenário no qual a base do presidente Luiz Inácio da Silva (PT) está dividida e o atual prefeito enfrenta o que tem sido chamado de ‘super rejeição’.

    Segundo levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira, 13, Mauro tem 26% das intenções de voto, contra 12,8% do deputado estadual Cássio Andrade (PSB) e 12,8% do deputado José Priante (MDB). Priante e Cássio já tinham tentado a prefeitura da capital paraense em 2020, sem sucesso.

    Só no final da fila, em quarto lugar, aparece o atual prefeito, Edmilson Rodrigues. Único prefeito do PSOL em uma capital, Rodrigues marcou 11,1% na pesquisa eleitoral. O percentual baixo para um mandatário é explicado pela rejeição de 68,5%.

    Entre 1,3 milhão de habitantes, apenas 12% considera a gestão de Rodrigues como ‘ótima’ ou ‘boa’. Ainda assim, ele conseguiu amarrar uma aliança com Lula e o PT, que abriram mão de ter nome próprio na disputa e devem lançar candidato a vice na chapa, assim como fez em 2020, com a indicação de Edilson Moura.

    Outro peso contra Rodrigues foi a falta do apoio do governador Helder Barbalho, hoje um dos principais articuladores políticos do MDB em nível nacional, aliado do presidente Lula e correligionário de Priante.

    Segundo fontes ouvidas pela CNN, a eleição na cidade preocupa Lula porque Belém será a Sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) em 2025.

    Barbalho ainda não decidiu quem vai ser o representante do seu grupo político. Naturalmente, José Priante – que aparece na pesquisa – é o mais cotado, mas também está no páreo o deputado estadual Zeca Pirão (MDB), que aparece com 14,4 % das intenções de voto, em outro cenário. Mesmo neste caso, Eder Mauro aparece na liderança com 24,3%, Cassio Andrade com 13,6% e Edmilson Rodrigues com 12,3%.

    Um novo elemento pode mudar o cenário. Interlocutores do governador apontam o secretário de Articulação da Cidadania do Pará, Igor Normando, como um potencial candidato pelo partido. Ele tem participado mais das agendas ao lado do governador e vice-governadora, principalmente, em Belém. No entanto, precisaria se viabilizar para ser o emissário de Barbalho na capital.

    Tópicos