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    Turismo nacional cresce 19,3% em novembro ante novembro de 2020, diz FecomercioSP

    Destaque desta leitura foi o setor de transporte aéreo, com faturamento de R$ 4,3 bilhões no mês; alta de 63,3% em comparação a novembro de 2020

    Desembarque de turistas do cruzeiro Costa Fascinosa no píer da Vila, em Ilhabela (SP)
    Desembarque de turistas do cruzeiro Costa Fascinosa no píer da Vila, em Ilhabela (SP) Evelson de Freitas/Estadão Conteúdo

    Marianna Gualter, do Estadão Conteúdo

    O turismo nacional faturou R$ 14,7 bilhões em novembro, aumento de 19,3% em relação ao mesmo período de 2020. O segmento, porém, continua 15,5% inferior ao nível pré-pandemia, medido em novembro de 2019.

    As informações são de um levantamento do Conselho de Turismo (CT) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    O destaque desta leitura foi o setor de transporte aéreo, com faturamento de R$ 4,3 bilhões no mês; alta de 63,3% em comparação a novembro de 2020. O resultado, porém, é 19% inferior ao apurado em 2019.

    Em nota, a FecomercioSP pontua que, em um cenário no qual a variante Ômicron ainda não estava espalhada pelo país, a oferta de assentos no transporte aéreo ficou próxima ao período pré-pandemia no último bimestre de 2021.

    A oferta superior de voos, junto com feriados e maior confiança da população em viajar, ainda segundo a federação, estimulou os serviços de alojamento e alimentação, que tiveram faturamento de R$ 4,4 bilhões em novembro.

    O resultado representa alta interanual de 13,1%, porém é 16,8% ao nível pré-Covid.

    As atividades culturais, recreativas e esportivas faturaram R$ 1,1 bilhão no mês (alta interanual de 12,1%), alavancadas por eventos corporativos e sociais. O resultado, porém, manteve o grupo 19,9% abaixo do nível pré-pandêmico.

    Os transportes terrestres, que abrangem as esferas intermunicipal, interestadual e internacional, registraram avanço interanual moderado (4,7%) devido à base de comparação elevada.

    O grupo teve faturamento de R$ 2,4 bilhões em novembro de 2021, cerca de 19% inferior ao patamar do mesmo mês em 2019.

    Por sua vez, o transporte aquaviário (11,8%) foi o único segmento a superar o nível pré-pandemia, com aumento de 15,3% em relação ao mesmo período de 2019. O grupo faturou R$ 40,3 mil em novembro de 2021.

    “Por ser relativamente pequeno, com demanda mais local, a atividade não influencia o faturamento geral do turismo”, esclarece a FecomercioSP, em nota.

    No sentido contrário, o grupo locação de meios de transporte, agência e operadores de turismo, com faturamento mensal de R$ 2,5 bilhões, foi o único com queda interanual (-0,7%). O grupo ficou 12,5% abaixo do patamar pré-Covid.

    A FecomercioSP atribui os bons resultados de novembro ao avanço da vacinação e à aproximação das férias de verão.

    A federação considera provável uma nova leitura positiva em dezembro. O mês de janeiro, porém, já deve sentir os impactos do avanço da variante Ômicron.

    “Apesar dos bons resultados apresentados em novembro, os próximos meses ainda reservam desafios e incertezas para o turismo nacional”, pondera a federação.

    “Com a chegada da variante Ômicron, o cenário se transformou, e os números de dois meses atrás não demonstram o impacto que a nova onda de covid-19 deve trazer ao setor em 2022.”