Ministério Público investiga suspeita de manipulação de resultados em campeonato estadual
Dois jogadores do Santa Maria, que participa do ‘Candangão’, no DF, são suspeitos de participarem de esquema
O Ministério Público do Distrito Federal (MP-DF) investiga suspeitas de manipulação de resultados em partidas do campeonato local de futebol. Na segunda-feira (11), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu mandados de busca e apreensão contra dois jogadores do Santa Maria, equipe que participou do Candangão deste ano.
Segundo as investigações, ao menos dois jogos foram criminosamente manipulados para fraudar apostas eletrônicas e as provas demonstram que os apostadores tinham conhecimento antecipado do resultado das partidas. As investigações apontaram o envolvimento imediato dos atletas com os resultados forjados.
A operação “Fim de Jogo” apura se os atletas investigados agiram de forma deliberada para manipular os placares de duas partidas na primeira fase do campeonato. O Santa Maria ficou em último lugar entre os 10 times participantes.
Ao longo do campeonato, o clube só venceu uma partida. Em nove rodadas, o Santa Maria fez três gols e sofreu outros 28. Na última rodada, feita no domingo (10), o time perdeu por 7 a 1 para o Capital, equipe que ficou em primeiro lugar na primeira fase. No domingo anterior, dia 3, o Santa Maria perdeu para o Planaltina por 4 a 0. Em 18 de fevereiro, o time foi goleado pelo Gama por 5 a 0. Essa partida é investigada.
De acordo com o MP, os jogadores podem responder pelos crimes de corrupção passiva esportiva, fraude em evento esportivo, lavagem de dinheiro e organização criminosa.