Jovem eletrocutado em festival no Rio: food truck foi esvaziado antes da perícia
Testemunhas devem ser ouvidas nesta terça-feira (12) na delegacia que investiga a morte de João Vinícius Ferreira Simões, de 25 anos
Em perícia complementar no Riocentro, na zona oeste do Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira (12), os peritos vistoriaram o food truck onde um jovem teria sido eletrocutado durante um festival de música no final de semana. O caminhão havia sido retirado do local em que o acidente aconteceu e estava vazio.
A Polícia Civil já tinha informado que não houve preservação do local do evento para realização da perícia e, caso isso prejudicasse as investigações, os responsáveis podem ser penalizados.
Imagens de câmeras de segurança da região estão sendo analisadas pelos investigadores.
À CNN a administração do Rio Centro informou que apenas alugou uma área externa para a empresa responsável pelo Festival “I Wanna Be Tour” e que a mesma apresentou toda a documentação necessária para a realização do evento. “Toda a produção e operação do festival eram de responsabilidade da 3Oe, incluindo alimentação, segurança, brigada de incêndio, serviços médicos e instalações elétricas”, disse em nota.
O estudante João Vinícius Ferreira Simões, de 25 anos, morreu após ser eletrocutado durante o festival “I Wanna Be Tour”, na madrugada deste domingo (10). Segundo testemunhas, a descarga elétrica aconteceu quando ele encostou em um food truck da praça de alimentação do evento. No IML, informaram à mãe do rapaz, Roberta Ferreira, que o jovem tinha a marca de um condutor elétrico nas costas, que confirmaria o contato.
Testemunhas cederam à família fotos que podem ser os últimos registros do jovem com vida. Em uma das imagens, João Vinícius aparece com o celular, fazendo uma foto ou vídeo do show. Veja abaixo:
Apesar do perfil contido, nas redes sociais, o estudante de Educação Física deixava clara a paixão que tinha por música e pelos festivais. A primeira postagem em uma plataforma foi em 19 de dezembro de 2022. Na ocasião, registrou vídeos de apresentações durante o “Knotfest”, um evento voltado para fãs de heavy metal.
No dia seguinte ao acidente a família esteve no local e denunciou que toda a estrutura estava sendo desmontada, uma vez que o festival seguiria para Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Mais depoimentos de testemunhas podem ser tomados nesta terça-feira (12) na Delegacia da Taquara (32ª DP), que apura o caso.
Em nota publicada nas redes sociais, a organização do festival confirmou que o jovem foi atingido por uma descarga elétrica. Segundo o comunicado, uma forte chuva atingiu a cidade durante a realização do festival e as pessoas foram se abrigar em uma marquise, seguindo o protocolo de segurança.
Os organizadores disseram que todos os esforços foram empenhados pelas equipes médicas do evento e que lamenta profundamente o ocorrido, que está sendo apurado juntamente às autoridades.