16% consideram Marta Suplicy como melhor prefeita de SP, segundo Datafolha; Maluf é apontado por 13%
Instituto ouviu 1.090 pessoas de 16 anos ou mais na capital paulista entre os dias 7 e 8 de março; margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos
A ex-prefeita e atual pré-candidata à vice-prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy (PT), é considerada a melhor prefeita de São Paulo nos últimos 40 anos por 16% dos paulistanos, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (11) pelo instituto Datafolha.
Marta, que irá concorrer nas eleições de 2024 em chapa com o pré-candidato a prefeito Guilherme Boulos (PSOL), lidera o ranking. Ela é seguida de perto pelo ex-prefeito Paulo Maluf (PP), mencionado por 13% dos entrevistados.
Atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB) foi apontado por somente 3% do público. Nunes disputa a reeleição à Prefeitura de São Paulo e está empatado tecnicamente com o pré-candidato do PSOL, Guilherme Boulos, em três cenários distintos, segundo o Instituto Datafolha.
O levantamento ouviu 1.090 pessoas com 16 anos ou mais em São Paulo entre os dias 7 e 8 de março. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo SP-08862/2024.
Quem foi o melhor prefeito de São Paulo nos últimos 40 anos?
- Marta Suplicy (PT): 16%
- Paulo Maluf (PP): 13%
- Fernando Haddad (PT): 11%
- Luiza Erundina (PSOL): 11%
- Mário Covas (PSDB): 11%
- Bruno Covas (PSDB): 10%
- João Doria (PSDB): 6%
- Jânio Quadros (PTB): 5%
- José Serra (PSDB): 4%
- Ricardo Nunes (MDB): 3%
- Gilberto Kassab (PSD): 2%
- Celso Pitta (PTN): 1%
3% afirmaram que nenhum dos mencionados foi o melhor prefeito da cidade. Outros 3% não responderam.
Pesquisa similar havia sido realizada anteriormente pelo Datafolha, em abril de 2013. Na época, Marta também liderou o ranking, com 25% das menções. Ela foi seguida por Mário Covas (16%), Serra (15%), Maluf (12%) e Erundina (10%).
Marta, que foi secretária de Relações Internacionais na gestão de Nunes até janeiro deste ano, rompeu com o atual prefeito após ele se aliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ela retornou ao PT a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e, pouco tempo depois, foi anunciada na chapa com Boulos.