Djokovic perde para o número 123 do mundo, que celebra: “Foi um milagre”
Sérvio foi derrotado por 2 sets a 1 pelo italiano Luca Nardi em Indian Wells
Novak Djokovic foi surpreendido pelo italiano Luca Nardi, número 123 do mundo, na terceira rodada do BNP Paribas Open em Indian Wells, nesta segunda-feira (11). O sérvio perdeu por 2 sets a 1, parciais de 6-4, 3-6 e 6-3.
Nardi só jogou depois de ter sido premiado com a vaga de lucky loser, já que havia perdido nas eliminatórias para David Goffin. Uma vaga de “lucky loser” é dada aos jogadores derrotados na fase de classificação, permitindo a eles preencher a chave principal para jogadores lesionados que precisam desistir antes da primeira rodada.
O italiano certamente fez valer a sua participação, vencendo Zhang Zhizhen na segunda rodada da chave e registrando depois esta impressionante vitória sobre Djokovic. Ao fazer isso, Nardi se tornou o jogador com classificação mais baixa a derrotar Djokovic em um ATP Masters 1000 ou Grand Slam, de acordo com a ATP.
O jovem de 20 anos também é agora o quarto jogador com classificação mais baixa a vencer o atual número 1 do mundo em um evento Masters 1000.
Após a derrota, Djokovic foi extremamente crítico em relação ao seu próprio desempenho, ao mesmo tempo que reconheceu que Nardi merecia a vitória.
“Ele entrou como um lucky loser no sorteio principal, então ele realmente não tinha nada a perder, e jogou muito bem. Mereceu vencer. Fiquei mais surpreso com meu nível. Meu nível estava muito, muito ruim”, disse Djokovic.
“Essas duas coisas se juntam. Ele está tendo um ótimo dia, eu estou tendo um dia muito ruim. Um resultado negativo para mim.”
O torneio de Indian Wells foi a primeira competição de Djokovic desde que perdeu para outro jovem italiano — Jannik Sinner, de 22 anos — nas semifinais do Australian Open, em janeiro.
Depois de ter passado pelo australiano Aleksandar Vukic em sua primeira partida do torneio na Califórnia, Djokovic, de 36 anos, nunca pareceu à vontade contra Nardi. Um primeiro set acirrado acabou sendo vencido pelo italiano de 20 anos e, embora Djokovic tenha conseguido empatar a partida no segundo set, ele não conseguiu acompanhar o rival.
Djokovic salvou três break points no início do terceiro set, mas não conseguiu fazê-lo no sexto game, quando estava perdendo por 0-40. Foi o ponto de virada da partida, já que Nardi se manteve firme e conquistou uma histórica vitória em 2h20.
O sérvio, que buscava o sexto título em Indian Wells, expressou sua preocupação com sua forma em 2024.
“Nenhum título este ano. Isso não é algo com o qual estou acostumado. Na maior parte da minha carreira eu comecei a temporada com uma vitória em Grand Slam ou em Dubai ou qualquer torneio”, disse o jogador de 36 anos.
“Faz parte do esporte. Você apenas tem que aceitar isso. Alguns você ganha, alguns você perde. Espero ganhar mais alguns e continuar. Acho que cada troféu que eventualmente surgir em meu caminho será ótimo. E obviamente para quebrar um pouco o tipo de ciclo negativo que estou tendo nos últimos três, quatro torneios onde não estive perto do meu melhor.”
Nardi, que agora enfrentará o norte-americano Tommy Paul na próxima rodada, não escondeu a descrença com a vitória.
“Não sei [como consegui controlar minha coragem]”, disse Nardi sobre o final tenso. “Acho que é um milagre, porque sou um cara de 20 anos, 100 no mundo, e venci o Novak. É louco.”
Nardi acrescentou: “Acho que antes desta noite ninguém me conhecia. Espero que a torcida tenha gostado do jogo. Estou super feliz.”