PT busca comandar Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara para evitar convocações de ministros
Comandado pela oposição em 2023, colegiado que tem o poder de convocar ministros, independentemente da pasta, incomodou o governo
O PT busca o comando da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados neste ano com objetivo de evitar a convocação de ministros de Estado do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo colegiado.
A comissão tem o poder de convocar ministros, independentemente da pasta em que ele estiver à frente, se houver consenso para tanto.
Ao longo do ano passado, o colegiado incomodou o governo Lula com a convocação de vários ministros e requerimentos de informações. Na época, a comissão estava sob o comando de Bia Kicis (PL-DF).
A liberação de verbas para municípios e as dívidas dos estados também foram debatidos no colegiado em 2023. A ideia da base aliada do presidente Lula agora é barrar qualquer possibilidade de aumento de despesa na comissão, ainda mais em um momento em que o governo busca cumprir a meta de zerar o déficit fiscal.
No entanto, falta ainda definir qual deputado petista presidirá o colegiado.
Entre os nomes cotados estão José Neto e Joseildo Ramos, ambos da Bahia. Ainda não houve, porém, uma confirmação oficial. A expectativa é que haja uma definição nos próximos dias.