Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Com referência a “Barbie”, Nasa divulga fotos de galáxia rosa; entenda

    Agência espacial registrou momento em que a galáxia Messier 81 ficou predominantemente da cor rosa

    Aline Oliveirada CNN

    Nesta segunda-feira (11), a Nasa divulgou uma imagem da galáxia Messier 81 (M81) predominantemente rosada! Descoberta em 1774 pelo astrônomo alemão Johann Elert Bode, ela é considerada uma das mais brilhantes do céu.

    Localizada a 11,6 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Ursa Maior, ela foi registrada pelo Telescópio Espacial Spitzer, Hubble e Galaxy Evolution Explorer, através de uma captura em infravermelho, luz visível e comprimentos de onda ultravioleta, respectivamente.

     

     

    Muito semelhante à estrutura de nossa galáxia, ela possui uma forma espiral, com longos braços sinuosos cheios de estrelas, que envelhecem quanto mais perto de seu núcleo. No centro, reside um buraco negro, que é 15x maior que o da Via Láctea.

    Para entender a cor da Messier 81 é necessário entender sua composição de comprimentos de onde de luz. A parte azul é a luz ultravioleta capturada pelo Galaxy Evolution Explorer, o branco amarelado é a luz visível vista pelo Hubble; já o vermelho é a luz infravermelha detectada pelo Spitzer.

    As áreas azuis mostram as estrelas mais jovens e mais quentes, enquanto o rosa-avermelhado indica faixas de poeira que revestem os braços espirais. O centro laranja é composto por estrelas mais antigas.

    Nas redes sociais, a Nasa embarcou no sucesso de “Barbie” e brincou com a referência do filme: “Esta galáxia é Kenough”, palavra usada no longa por Ken, para se dizer suficiente.

     

    Tópicos