Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Avião desvia da rota de voo após pilotos dormirem, diz autoridade da Indonésia

    Relatório informa que incidente ocorreu por 28 minutos, deixando a aeronave com erros de navegação

    Manveena SuriAlex Stambaughda CNN

    O Ministério dos Transportes da Indonésia iniciará uma investigação depois que dois pilotos da Batik Air adormeceram durante um voo recente, de acordo com a agência de notícias estatal Antara, citando o diretor-geral de aviação civil do ministério, M Kristi Endah Murni.

    Segundo relatório preliminar divulgado no sábado (9) pelo Comitê Nacional de Segurança nos Transportes (KNKT), tanto o piloto quanto o copiloto adormeceram simultaneamente por 28 minutos durante um voo de Kendari, no sudeste da província de Sulawesi, para a capital Jacarta, em 25 de janeiro, causando erros de navegação, já que “a aeronave não estava na rota de voo correta”.

    Ninguém a bordo ficou ferido durante o voo, que tinha 153 passageiros e quatro comissários de bordo, e não houve danos à aeronave, segundo o relatório preliminar da KNKT.

    O voo BTK6723 durou duas horas e 35 minutos e aterrissou com sucesso em Jacarta, conforme a Antara e o relatório preliminar.

    A CNN entrou em contato com a Batik Air.

    De acordo com o relatório, o segundo piloto em comando havia notificado seu copiloto no início do dia que não havia tido um “descanso adequado”.

    No voo anterior ao incidente, o segundo em comando conseguiu dormir “por cerca de 30 minutos”. Depois que a aeronave partiu de Kendari e atingiu a altitude de cruzeiro, o piloto em comando pediu permissão para também descansar e o segundo em comando assumiu o controle da aeronave.

    Por volta de 90 minutos de voo, o segundo em comando “inadvertidamente adormeceu”, diz o relatório.

    12 minutos após a última transmissão gravada pelo copiloto, o centro de controle de área de Jacarta (ACC) tentou entrar em contato com a aeronave, mas não houve resposta dos pilotos, segundo o relatório.

    Cerca de 28 minutos depois da última transmissão registrada, o piloto em comando acordou e percebeu que o avião não estava na rota de voo correta. Nesse momento, ele acordou o segundo piloto em comando e respondeu ao ACC, segundo o relatório.

    O relatório preliminar detalhou que o piloto em comando disse ao ACC que o voo havia tido um “problema de comunicação por rádio” que havia sido resolvido.

    O documento não revelou os nomes dos pilotos, mas identificou aquele em comando como um homem indonésio de 32 anos e o segundo como um homem indonésio de 28 anos.

    O segundo no comando tinha gêmeos de um mês de idade e “teve que acordar várias vezes para ajudar sua esposa a cuidar dos bebês”, disse o relatório.

    “Conduziremos uma investigação e revisão da operação de voos noturnos na Indonésia com relação ao Gerenciamento de Risco de Fadiga para a Batik Air e outras operadoras de voo”, disse Murni em comunicado, conforme a Antara.

    As tripulações do voo BTK6723 também foram suspensas seguindo o procedimento operacional padrão enquanto se aguarda uma investigação mais aprofundada, acrescentou ela, de acordo com a agência de notícias.

    Ela também disse que a agência enviará um inspetor de voo autorizado pela Resolução de Problema de Segurança (RSI) para investigar a causa do incidente e recomendar medidas de mitigação aos operadores e supervisores de voo, informou a Antara.

    Tópicos