Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Demanda global crescente por energia elétrica gera alerta para danos climáticos

    Aumento em 6% no uso de eletricidade levou preços e emissões de carbono a novos recordes, segundo a Agência Internacional de Energia

    Julia Horowitzdo CNN Business* , em Londres

    O mundo precisa de mais eletricidade. Isso significará danos climáticos severos, a menos que algo mude em breve.

    Um relatório publicado nesta sexta-feira (14) pela Agência Internacional de Energia descobriu que a demanda global por eletricidade aumentou 6% em 2021, alimentada por um inverno mais frio e pela dramática recuperação econômica da pandemia.

    Isso levou os preços e as emissões de carbono a novos recordes. O crescimento da demanda foi particularmente intenso na China, onde saltou cerca de 10%.

    O diretor executivo da AIE, Fatih Birol, disse que o relatório continha um alerta severo para o futuro.

    A eletricidade tem um papel crucial a desempenhar na luta contra as mudanças climáticas, à medida que os países abandonam os combustíveis fósseis e mais carros movidos a bateria chegam às estradas.

    Mas até agora, as fontes renováveis ​​de eletricidade – em oposição às usinas de energia que queimam carvão ou gás natural – não acompanharam.

    A eletricidade gerada por fontes renováveis ​​cresceu 6% globalmente no ano passado, enquanto a geração a carvão saltou 9% devido à alta demanda e aos preços exorbitantes do gás natural, o que fez com que parecesse uma opção mais atraente.

    As emissões de dióxido de carbono da geração de energia aumentaram 7% como resultado, atingindo um recorde histórico após a queda nos dois anos anteriores.

    “Isso não apenas destaca o quão longe estamos atualmente de um caminho para emissões líquidas zero até 2050, mas também ressalta as mudanças massivas necessárias para o setor elétrico cumprir seu papel crítico na descarbonização do sistema energético mais amplo”, disse Birol. em um comunicado.

    Nos Estados Unidos, a geração de eletricidade a carvão aumentou 19% em 2021. O aumento provavelmente será temporário, com a produção de carvão a diminuir cerca de 6% ao ano entre 2022 e 2024, de acordo com a IEA.

    Há algumas boas notícias: a rápida expansão da capacidade de energia renovável deve ser suficiente para cobrir a grande maioria do crescimento da demanda global de eletricidade até 2024.

    Ainda assim, as emissões permanecerão altas.

    A AIE descobriu que as emissões do setor de energia “permanecerão em torno do mesmo nível de 2021 a 2024”, embora precisem diminuir “fortemente” para que o mundo limite o aquecimento global a 1,5 graus Celsius e evite os piores efeitos das mudanças climáticas .

    Tópicos