Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Temperaturas no RS devem superar os 40ºC por onda de calor no fim de semana

    Frente fria irá chegar ao estado no domingo, trazendo fortes chuvas, trovoadas e rajadas de vento de até 80 km/h e a possibilidade da queda de granizo

    Douglas Portoda CNN , em São Paulo

    O Rio Grande do Sul terá seus dias mais quentes do ano na próxima sexta-feira (14), sábado (15) e domingo (16) por uma forte onda de calor que atua em toda a região Sul, mas que atinge principalmente o estado. Os termômetros podem superar os 40ºC.

    A maior temperatura registrada em Porto Alegre neste ano pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi de 37ºC, em 2 de janeiro. A cidade de Campo Bom, na região metropolitana da capital, detém atualmente a maior temperatura registrada em 2022 no país: 41,1ºC.

    Um bloqueio atmosférico impede a formação de frentes frias sobre o território gaúcho, deixando o tempo firme, aberto e com ventos quentes, de acordo com o Climatempo.

    Combinado com o tempo seco, o efeito de aquecimento pré-frontal também irá estar presente. Com o avanço de uma frente fria no próximo fim de semana, o vento será soprado do quadrante norte e noroeste para a parte Sul brasileira, favorecendo o aumento da temperatura.

    Entretanto, no domingo a frente fria irá chegar ao estado, e terá pela frente uma atmosfera muito quente e seca, causando assim um choque térmico.

    Isso irá trazer fortes chuvas, trovoadas e rajadas de vento de até 80 km/h e a possibilidade da queda de granizo, principalmente na região da Campanha Gaúcha, próxima à fronteira com o Uruguai.

    Outras cidades do Rio Grande do Sul já superaram os 40ºC neste ano, em 1º de janeiro: 40,9°C em Uruguaiana e 40,8°C em Quaraí. A forte onda de calor irá deixar as temperaturas elevadas na segunda quinzena de janeiro, e números entre 40ºC e 43ºC devem ser observados.

     

     

     

     

     

    Tópicos