Pelo menos 9 mil mulheres morreram em Gaza desde 7 de outubro
Informação foi confirmada por ministério da Saúde ligado ao Hamas; autoridades também ressaltam condições duras em que partos ocorrem
Pelo menos 9 mil mulheres foram mortas em Gaza desde 7 de outubro, disse o Ministério da Saúde palestino em Gaza em comunicado nesta sexta-feira (8).
Aqui está o que mais a declaração mostra sobre as condições das mulheres em Gaza:
- Cerca de 60 mil mulheres grávidas na Faixa de Gaza sofrem de “desnutrição, desidratação e falta de cuidados de saúde adequados”
- Cerca de 5.000 mulheres grávidas na Faixa de Gaza dão à luz todos os meses em “condições duras, inseguras e insalubres”.
A Agência de Assistência e Trabalho da ONU (UNRWA), que é a principal agência de ajuda em Gaza, também postou um comunicado no X (antigo Twitter), dizendo que uma média de 63 mulheres são mortas no enclave por dia. “No #InternationalWomensDay, as mulheres em #Gaza continuam enfrentando as consequências desta guerra brutal”, disse.
O Comissário-Geral da UNRWA, Philippe Lazzarini, disse que mais trabalho é necessário para apoiar e proteger as mulheres. “Um cessar-fogo imediato é o mínimo”, escreveu ele.