Como o estilo de vida influencia risco de infarto? Especialistas discutem tema
O assunto é debatido no novo episódio do "CNN Sinais Vitais - Dr. Kalil Entrevista", que vai ao ar no sábado (9), às 19h30, na CNN Brasil
O infarto é a maior causa de mortes no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Estima-se que ocorram entre 300 mil e 400 mil casos de ataque cardíaco por ano no país, sendo que a cada 5 a 7 casos, um leva ao óbito. Além disso, de acordo com o INC (Instituto Nacional de Cardiologia), as internações por infarto aumentaram 150% no Brasil nos últimos anos.
Diante desse cenário de alerta, o Dr. Roberto Kalil recebe os cardiologistas Roberta Saretta, do hospital Sírio Libanês, e José Carlos Nicolau, do Incor (Instituto do Coração) para debater sobre o assunto no novo episódio do “CNN Sinais Vitais – Dr. Kalil Entrevista“, que vai ao ar no sábado (9).
O infarto é caracterizado por dor ou desconforto na região peitoral, podendo irradiar para as costas, rosto e para os braços, principalmente o esquerdo. A dor pode vir acompanhada, ainda, de sintomas como suor frio, falta de ar, palidez e sensação de desmaio.
Durante o programa, os especialistas conversam sobre as causas das doenças cardiovasculares, que podem levar ao infarto. Além disso, debatem sobre a importância do estilo de vida, dos bons hábitos alimentares e da prática de atividade física para a prevenção do ataque cardíaco.
Entre os fatores de risco para um infarto estão o tabagismo, o sedentarismo, a alimentação rica em alimentos ultraprocessados e gordurosos, colesterol elevado e estresse em excesso. Além do infarto, esse estilo de vida pouco saudável também está associado a outras doenças cardiovasculares, como AVC e hipertensão.
Ao longo do episódio, os especialistas também trazem as novidades em termos de diagnóstico e tratamento do infarto, além de questões importantes de serem debatidas, como o uso de drogas por jovens e a incidência dos infartos em mulheres. Para finalizar, os convidados orientam como prevenir esse evento cardíaco.
O novo episódio do “CNN Sinais Vitais – Dr. Kalil Entrevista” vai ao ar no sábado (9), às 19h30, na CNN Brasil.