Zema poupa Lula de críticas ao PT e prioriza duas pautas econômicas, dizem fontes
Encontro do presidente com governador de Minas teve clima pacífico e institucional, sendo avaliado por aliados como o “melhor momento” entre os dois personagens
Crítico contumaz da administração do PT em Minas Gerais, o governador Romeu Zema (Novo) poupou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de críticas ao partido no encontro realizado entre os dois na quarta-feira (6), em Brasília, segundo fontes ouvidas pela CNN.
Zema viajou preparado com números e dados sobre os dois focos que tinha para acertar com Lula: o Regime de Recuperação Fiscal e o acordo de Mariana.
Avaliado por aliados de Zema como “o melhor encontro com Lula até agora”, o tema predominante da conversa foi economia. O estado tem uma dívida bilionária com a União e Zema quer melhores condições para pagar.
Lula teria se mostrado sensível ao pleito do governador.
Em 2018, quando foi eleito para governador de Minas Gerais pela primeira vez, Zema rivalizou com Fernando Pimentel (PT), seu antecessor no governo de Minas.
O início da gestão Zema precisou ser muito azeitado para conseguir restabelecer o caixa. O estado devia repasse para os municípios e servidores.
O início da gestão Zema precisou ser muito azeitado para conseguir restabelecer o caixa. O estado devia repasses para os municípios e salários aos servidores.
Ao longo dos anos, o caixa do estado foi melhorando. Ainda assim, até hoje, aliados de Zema atribuem a situação financeira do estado à “má gestão do PT”, um adversário que o governador mirou como alvo em suas duas campanhas eleitorais.