Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Cigarro e uísque: Perfumista cria aromas inusitados para personagens do cinema

    Profissional ajudou atores e atrizes a entrarem no personagem com os cheiros feitos sob medida para cada um deles

    By Susan Griffin, CNN

    Quando Helena Bonham Carter entrou no set do filme Dark Shadows de 2012, ela cheirava a uísque bourbon e cigarros Gauloises.

    Sua personagem era uma psiquiatra alcoólatra fumante inveterada, mas Bonham Carter não havia adotado o “método”; ela simplesmente se borrifou com uma fragrância personalizada criada especificamente para ela pelo designer de fragrâncias Azzi Glasser.

    Tendo se conhecido por acaso nos portões da escola de seus filhos em Londres, as duas colaboraram em inúmeros projetos ao longo dos anos, começando com o drama de época “Enid”, de 2009, para o qual Glasser inventou um perfume que evocava “pó branco e velho que imediatamente me conquistou. Um retorno para a década de 1950”, lembrou Bonham Carter, que interpretava a autora Enid Blyton.

    Glasser também criou uma mistura escura com as plantas dedaleira, cicuta venenosa e beladona para Bellatrix Lestrange nos filmes “Harry Potter”, uma fragrância com aroma de chocolate e pimenta para a personagem da Rainha Vermelha, em “Alice no País das Maravilhas”, e o que Glasser descreve como uma mistura de “sabonete velho e rachado com uma nota ‘irritada’” para o papel de Miss Havisham em “Grandes Esperanças”, de 2012.

    Azzi Glasser em uma foto com diversos frascos para fazer perfume
    A criadora de perfumes, Azzi Glasser, criou aromas para atores, celebridades e membros da realeza. / Cortesia da história do perfumista por Azzi

    “Helena mal podia esperar para começar os ensaios”, disse Glasser, que é famosa por ter um dos melhores ‘nariz’ do ramo e se orgulha de elevar a presença de uma celebridade através de suas misturas de aromas viscerais.

    Nascida no Reino Unido, Glasser passou seus primeiros anos de formação na Índia antes de retornar a Londres. Ela trabalhou para a casa de fragrâncias britânica CPL Aromas por 20 anos antes de criar a icônica fragrância Agent Provocateur em 2000 e, em 2016, fundou sua própria marca, The Perfumer’s Story by Azzi.

    Agora, uma fragrância personalizada da Glasser pode custar até £ 15.000 (US$ 19.000 ou R$ 93.000, na cotação atual), embora ela também ofereça uma coleção de fragrâncias de preço mais baixo para permitir que as pessoas descubram seu próprio DNA de fragrância.

    Sua lista de clientes famosos inclui os atores Alicia Vikander, Noomi Rapace, Damian Lewis, Orlando Bloom e Stephen Fry, bem como os músicos Kylie Minogue e Adam Lambert. Mas foi Bonham Carter quem apresentou seu “perfumista secreto” ao curioso Johnny Depp no ​​set de “Dark Shadows”.

    Depp prontamente instruiu Glasser a criar um perfume sob medida para seu próprio personagem, um vampiro chamado Barnabas, e eles continuaram a trabalhar juntos. “Azzi possui uma certa feitiçaria, pois é capaz de capturar a essência perfeita de um personagem no perfume”, disse o ator sobre o trabalho de Glasser.

    O perfumista acredita que a fragrância ajuda a compreender verdadeiramente a essência de um personagem. “Nos encontraremos para conversar sobre o papel, o estilo, quem é o diretor, quem são os outros atores, o espaço, o ambiente, onde poderão estar filmando, se vai fazer frio ou calor… São muitos elementos no jogo. Vou então começar a testar e ajustar [o perfume] até que esteja absolutamente perfeito. Nunca ninguém disse: ‘não, não está certo’”, disse Glasser, que pode gastar de uma semana a três meses para criar um perfume personalizado.

    Jude Law em cena de filme beijando uma atriz
    Para interpretar o rei Henrique VIII no próximo filme Firebrand, o ator Jude Law disse a Azzi Glasser que queria cheirar exatamente como o rei teria, apesar de saber que seria repulsivo. / FlixPix/Alamy Banco de Imagem

    O resultado nem sempre é positivamente perfumado, como acontece com a representação de Jude Law de um Henrique VIII envelhecido e ulcerado no próximo filme Firebrand.

    “Trabalhei com Jude em “The Young Pope”. Ele veio ao estúdio e me disse: ‘Quero cheirar exatamente como Henry’. Eu disse a ele: “você sabe que vai ter um cheiro repulsivo, certo?”

    O resultado foi uma mistura inebriante de cheiros que evocavam gota, mau hálito e excrementos

    “Foi interessante porque os outros atores foram afetados pela presença dele, esse poder e fedor manipulador, como na vida real. Enquanto Henry poderia simplesmente (mascarar seu próprio cheiro) cheirando um lenço que cheirasse a rosa.

    Brad Pitt está em sua lista de desejos de colaboradores, ao lado de Julia Roberts e Leonardo DiCaprio, embora ela tenha feito progressos com este último, revelou ela.

    “Eu o conheci [em um restaurante em Londres] recentemente e ele me deu seu número”, diz Glasser, que em breve trabalhará com Austin Butler após sua visita ao estúdio dela no norte de Londres ao lado de sua namorada, a modelo Kaia Gerber.

    Mas se ela está mixando uma fragrância personalizada para um local exclusivo, como o Chiltern Firehouse de Londres, ou para um indivíduo rico – como fez para Cindy Crawford (um presente de aniversário de 50 anos de seu marido Rande Gerber) e David Linley, filho da princesa Margaret e Antony Armstrong-Jones – Glasser aborda cada perfume como uma paisagem inteiramente nova.

    Rande Gerber e a esposa Cindy Crawford em uma foto juntos enquanto ele cheira o pulso dela
    O marido de Cindy Crawford, Rande Gerber, presenteou a modelo com uma fragrância personalizada em seu aniversário. / Arquivo Pessoal

    “David chamou isso de uma sessão de terapia divertida”, ela ri. “Mas é aprender sobre a pessoa, ou a história, o personagem, o estilo e assim por diante”, disse Glasser, que chamou a fragrância de “o amor da minha vida”.

    Mas são as celebridades de Hollywood que parecem se beneficiar mais com um aroma único.

    “Como os atores sabem, a fragrância pode transformar você e levá-lo em uma jornada. Abre passagens e portas no cérebro, trabalhando através do sistema olfativo para trazer à tona emoções”, observou Glasser. “Isso pode fazer você se sentir mais confiante, poderoso, desejável e assertivo e afetar a forma como os outros reagem a você. Essencialmente, o perfume conta uma história.”

     

    Tópicos