Quem são os artistas que receberam as quatro maiores premiações do entretenimento
Nomes fazem parte de seleta lista EGOT, acrônimo para os vencedores do Emmy, Grammy, Oscar e Tony Awards
Durante a temporada de premiações, muitos artistas se destacam com o reconhecimento de seus trabalhos. No entanto, poucos são aqueles que entram para a seleta lista EGOT, que reúne pessoas que venceram as categorias competitivas do Emmy, Grammy, Oscar e do Tony Awards.
O termo foi criado em 1984, pelo ator Phillip Michael Thomas. Parte do elenco da série “Miami Vice”, ao ver o sucesso da produção, o artista criou esperança de que conquistaria uma estatueta em cada uma das maiores premiações. Isso nunca chegou a acontecer.
O primeiro a compor este grupo foi Richard Rodgers, em 1962. Compositor de mais de 900 canções e responsável pelo musical “A Noviça Rebelde”, o artista carimbou as principais premiações.
Já Helen Hayes foi a primeira mulher a integrar o EGOT. Ao longo de 44 anos, ela conquistou os quatro troféus competitivos.
Dentre os nomes, Rita Moreno também se destaca, já que foi a primeira — e única — mulher de origem latina a se destacar nas premiações.
Conforme os anos se passaram, mais nomes entraram para a lista, que hoje conta com apenas 19 pessoas. Dentre elas, estão Viola Davis, Elton John, John Legend, entre outros.
Confira a lista completa dos vencedores EGOT
- Richard Rodgers
- Helen Rayes
- Rita Moreno
- John Gielgud
- Audrey Hepburn
- Marvin Hamlisch
- Jonathan Tunick
- Mel Brooks
- Mike Nichols
- Whoopi Goldberg
- Scott Rudin
- Robert Lopez
- Andrew Lloyd Weber
- Tim Rice
- John Legend
- Alan Menken
- Jennifer Hudson
- Viola Davis
- Elton John